O prefeito Alexandre Ferreira recebeu na manhã desta terça-feira, 21, representantes das 'forças de segurança' da cidade, em seu gabinete, para discutir ações e medidas de segurança nas escolas municipais. Estiveram presentes ao encontro, os secretários de Educação e Segurança, Márcia Gatti e Marcus Araújo, respectivamente, o delegado de polícia, Daniel Radaelli, assistente da Delegacia Seccional, o Major Helder Antônio de Paula, coordenador operacional da região de Franca do 15º BPMI (Batalhão de Polícia Militar) e representantes da Guarda Civil Municipal.
Segundo o prefeito, o convite foi feito para os representantes das corporações, que têm experiência em relação à segurança, para discutirem ações e medidas, visando garantir mais segurança para à população. Ele enalteceu a importância desta parceria e o trabalho integrado com as Polícias Militar, Civil e Guarda Civil Municipal, que tem apresentados bons resultados.
Durante a reunião, Ferreira ressaltou que dentre as ações que foram realizadas pela Prefeitura, está a contratação de psicólogos e assistentes sociais, que estão atuando desde o ano passado nas escolas para a mediação de situações e para cuidar dos alunos, pais e comunidade escolar como um todo, visando a melhoria do ensino-aprendizagem, fortalecendo o vínculo familiar. Também foram instalados videoporteiro nas escolas e creches, seguranças nas escolas, sem contar o processo de contratação de um profissional 'porteiro', que ficará nas unidades, visando oferecer mais tranquilidade aos alunos e funcionários. "Foi uma reunião muito boa, para que a gente possa traçar novas metas. Já estamos trabalhando há um bom tempo para melhorar as condições de segurança das escolas e esta reunião foi para apontar o que mais pode ser feito para reforçar o trabalho nas unidades", comentou o prefeito.
Daniel Radaelli, assistente da Delegacia Seccional, destacou que desde o início, a administração vem trabalhando em parceria com as corporações e outras áreas para discutir soluções e ideias para criar um consenso. "O Poder Público é feito por várias instituições, uma depende da outra e ninguém trabalha isolado. Essa ideia é importante para chegar a um denominador comum dos que nós queremos e quais as soluções para a nossa comunidade", falou.
Major Helder Antônio de Paula, coordenador operacional da região de Franca do 15º BPMI, disse que a reunião foi importante para definir algumas questões, aliando os pensamentos, avaliando que o trabalho é profícuo. "As rotinas serão mantidas e reforçadas com as rondas escolares, com policiamento escolar e as viaturas dos setores, de acordo com as necessidades. Sempre estaremos muito próximos. O poder público tem que trabalhar de forma sistêmica e a união de esforços sempre vai trazer um resultado melhor", comentou ele.
Outras ações de segurança
O prefeito Alexandre Ferreira também destacou outras ações de segurança de que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura, como a reativação da Central de Monitoramento, com a instalação de 56 câmeras, que irá funcionar de forma integrada com o 'Sistema da Secretaria Estadual de Segurança Pública', Detecta, a 'Atividade Delegada', em parceria com as Polícias, sem contar a aquisição de 24 novas viaturas, sendo quatro para a Guarda Civil, dois carros e 10 motos para a Polícia Militar; duas Unidades de Resgate, novo caminhão e duas viaturas para o Corpo de Bombeiros; dois veículos para o setor de Trânsito da Secretaria de Segurança e uma nova viatura para a Defesa Civil, proporcionando maior agilidade nos atendimentos e mais segurança à cidade.