Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Procon contabiliza mais de 8,5 mil atendimentos no 1º Semestre

Tamanho da letra:

 

procon Medium

     Com duas unidades em funcionamento em Franca, sendo um na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, e outro no centro da cidade (vizinho ao restaurante Bom Prato), na rua Ouvidor Freire, esquina com a rua General Carneiro, o Procon/Franca   contabilizou 8.546 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, tanto nas unidades quanto com as equipes que atuam nas ruas em visitas a estabelecimentos, incluindo outras ações de campo. Os dados constam de relatório concluído no meio dessa semana e entregue ao secretário de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli pelo diretor do órgão em Franca, o advogado João Vicente Miguel.

     São números expressivos que servem, por um lado, para dimensionar a importância e credibilidade que o órgão de defesa do consumidor tem junto à população e, por outro, mostra que ainda há muito o que fazer para melhorar a relação entre consumidores e fornecedores.

     De acordo com os números, dos milhares de atendimentos prestados, a maior incidência fica por conta das reclamações contra instituições financeiras, com 2.645 registros. Entre esses, grande parte envolve cobranças abusivas de créditos consignados, especialmente envolvendo pessoas idosas e aposentadas. Também merece destaque as queixas relacionadas à aquisição de produtos diversos que apresentam defeitos ou não são entregues conforme promete o fornecedor, somando mais de 1,7 mil casos.

     O diretor João Vicente observou que esse número poderia ter sido ainda maior, não fosse uma interrupção forçada no atendimento diário no mês de março, por conta do período em que o sistema informatizado e ligado com a Fundação Procon Estadual-SP, ficou inativo em razão de serviços de adequações e manutenção. Mesmo assim, o dirigente reiterou o empenho e compromisso de toda a equipe em oferecer serviços de qualidade e orientações que garantam os direitos dos consumidores.

 

Abuso

    A aproveitando a oportunidade, o Procon volta a alertar familiares de idosos para que fiquem atentos, principalmente com relação ao golpe do “colchão milagroso”, numa alusão livre ao produto que uma empresa sediada em Minas Gerais está oferecendo. Trata-se de comercialização de um colchão que está gerando diversas reclamações em virtude dos preços abusivos e das promessas de curas milagrosas de toda ordem, com “vendedores” indo de porta em porta oferecendo o produto e, às vezes, até precedido de contato telefônico com o consumidor.

    De acordo com os reclamantes, esses vendedores ofertam facilidades para parcelamento do valor e, muitas vezes, já apresentam documentos para que os idosos assinem autorizando débito em conta. A orientação do Procon é para que, em casos suspeitos, o consumidor faça contato imediatamente com a Polícia, pelo 190, ou ligue para o Procon no fone (16) 3721 4757 ou se dirija a um dos endereços informados acima. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais