O Procon de Franca, Órgão de Defesa do Consumidor, orienta os consumidores sobre compras seguras, durante a campanha “Black Friday”, realizada neste mês pelo setor comercial.
O primeiro passo é que o consumidor faça uma lista com os produtos que precisa ou tem interesse de comprar, estimulando um limite de gasto, para não sair do seu orçamento. É importante acompanhar a evolução dos preços dos produtos e serviços, seja por folhetos ou sites para que facilite na hora de identificar os descontos da “Black Friday” e confirmar a veracidade das grandes promoções.
Para as compras on-line, o interessado precisa se certificar da validação do site, seja brasileiro ou internacional, conferindo se é confiável e, no caso de sites internacionais sempre checar os valores e as observações pois, algumas despesas e taxas não são incluídas e divulgadas nos anúncios.
Esteja atento aos sites que estampam ofertas de fornecedores independentes, como Market Place, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente, se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter informação à disposição para facilitar a pesquisa e escolha.
Ao concluir a compra, o consumidor tem 7 dias, a partir da compra/entrega para se arrepender, cancelar, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. Se a compra for feita à distância, por internet ou telefone, o prazo passa a contar a partir da data da compra ou da entrega do produto, devendo se informar, antecipadamente, sobre a política de troca da empresa. Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
De acordo com o PROCON, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam se o site não possuir representantes no Brasil. Poderão ser denunciados no Procon-SP, falsos descontos, quando a empresa afirma que o produto está em promoção, mas na verdade aumentou o preço e outros.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail ou telefones do Procon, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (16) 3721-4863 ou 4757.