O Procon Franca, órgão de defesa do consumidor, vinculado à Secretaria de Segurança, contabilizou até o final de outubro, mais de 8 mil atendimentos, tanto presenciais, como por telefone e on-line. A unidade é um órgão conciliador, responsável pela intermediação entre o consumidor e fornecedor, instalado na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ainda, de acordo com as perspectivas do órgão, tendo em vista o fluxo de movimento registrado nos dez primeiros meses deste ano, a estimativa é fechar 2.022, com recorde de atendimento, ou seja, mais de 10 mil registros, dentre outras ações, como o monitoramento dos preços de combustíveis. Na lista das reclamações, questões de telefonia e empréstimos consignados continuam na liderança das queixas, com pessoas que se sentiram prejudicadas em seus direitos.
Com a proximidade da Semana da Black Friday, no próximo dia 25, em que as empresas anunciam grandes promoções e descontos especiais, a orientação do Procon é que os cuidados sejam redobrados e que antes de ir às compras, o consumidor tenha cautela e faça pesquisas sobre preços do que deseja adquirir.
Procon Móvel
Para incrementar mais ainda as atividades, está confirmado para o próximo dia 29, na praça Nossa Senhora da Conceição, a presença do Projeto Procon Móvel. Um ônibus estruturado para oferecer todos os serviços disponíveis na unidade, que estará no centro da cidade, das 9h às 17h, oferecendo orientações e recebendo queixas dos consumidores. A iniciativa é conjunta da Prefeitura, com o suporte da Fundação Procon e Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.