Em trabalho conjunto com a Secretaria de Segurança e Cidadania, a equipe de monitores do Detran, formada por policiais militares com formação didática para atividades educativas no trânsito, passaram a terça-feira em contato com crianças do bairro City Petrópolis e adjacências com o projeto Bem-Te-Vi. Na unidade ‘Aldo Prata’, em uma das salas de aulas os estudantes acompanharam com detalhes cada movimento do policial, desde a forma correta do pai ou do tio pegar na mão da criança para atravessar uma rua, como os perigos do motorista falar ao celular enquanto estiver no volante.
Esse é um trabalho pedagógico de médio prazo, que busca chamar a atenção da criança para os perigos que representa o trânsito quando as pessoas, pedestres e motoristas não respeitam as leis que regulam essa relação. Edson Centamore, oficial PM, coordenador da equipe do Bem-Te-Vi na cidade, disse que esse primeiro ciclo de visitas e contatos nas escolas de Franca está chegando ao seu final, cujo objetivo é alcançar 6 mil alunos. Já foram organizadas palestras nas regiões Sul e Leste.
Ainda conforme os relatos de Centamore a partir dessa relação integrada com a Prefeitura com certeza será possível para o ano que vem, a cobertura de 100% das unidades de ensino, cujo objetivo é contribuir para a redução dos acidentes na malha urbana, tornando o motorista para consciente e respeitador da legislação.
Para essa quarta-feira novas palestras estão programadas, em escolas dos bairros Santa Maria e Bonsucesso, também nos dois períodos. Para a próxima semana, dia 27, na Secretaria da Educação está previsto o encerramento desse ciclo de palestras com a premiação daqueles alunos que mais de destacaram em cada unidade visitada, que foram convidados a desenhar uma imagem sobre o trabalho realizado e a escolha será feita por uma comissão de educadores.