Com o objetivo de garantir mais segurança e ampliar o número de policiais nas ruas, a Prefeitura de Franca enviou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 14, o projeto de lei para implantação da Atividade Delegada. A assinatura da propositura, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira, aconteceu na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com a presença de autoridades e comerciantes.
O projeto de lei prevê que seja feito um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, para que policiais militares possam, em suas folgas da corporação, trabalhar na Atividade Delegada, em turnos de 8 horas diárias, recebendo uma gratificação por desempenho. Com isso, além das viaturas e policiais no patrulhamento ostensivo, haverá mais PMs nas ruas. A ação será paga pela Prefeitura, auxiliando não apenas na segurança, como também nas ações de posturas da população.
Durante a assinatura, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância da união entre os órgãos públicos para que a Atividade Delegada se tornasse realidade. Ele falou sobre a pronta cooperação do comando da PM e o diálogo com a ACIF e comerciantes para tratar de mais medidas de segurança na cidade, além do trabalho feito pela Câmara Municipal para viabilizar a medida.
Aprovada e sancionada a lei, a documentação será enviada para a Secretaria de Segurança Pública para assinatura de convênio com o Governo do Estado. Após esse trâmite, estará autorizada a utilização dos policiais militares em Atividade Delegada.
Outras ações
Além do projeto da Atividade Delegada, a Prefeitura de Franca investe em segurança para a população. Há 15 dias, foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem 56 câmeras em diversos pontos da cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, integrado com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta.
A Prefeitura ainda adquiriu 24 veículos para as forças de segurança, novos uniformes, equipamentos e convocação de novos guardas para a Guarda Civil Municipal e firmou, através da corporação, uma parceria com a Polícia Civil para ações da Lei Maria da Penha, prestando apoio às mulheres vítimas de violência.