Segurança

Guarda Municipal recebe novos investimentos e equipamentos de segurança

Equipamentos Guarda Civil original
 
      A Prefeitura entregou na tarde desta segunda-feira, 78 equipamentos não letais para os agentes da Guarda Civil Municipal. Ao todo, foram 72 sprays de pimenta de 125 gramas e 6 de gás lacrimogênio de 450 gramas. O valor total de investimentos, com recursos da Prefeitura, é de mais de R$ 24 mil.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança, explicou que os itens serão importantes durante o trabalho e as ações da corporação. “É uma arma de incapacitação momentânea do indivíduo que, se dependendo da situação, o guarda está atendendo uma ocorrência, a pessoa está um pouco agressiva, o guarda se defende através desse equipamento, para que se evite o uso de força”, disse.
      De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, que fez a entrega dos equipamentos, cada agente da Guarda terá um spray de gel de pimenta e cada uma das viaturas ganhará um equipamento de gás lacrimogênio. “Isso vai garantir mais segurança aos nossos agentes e, consequentemente, um melhor serviço prestado à população. Nossos guardas são treinados e preparados para utilizar essas novas ferramentas. Atrelado a isso, a gente já fez outros investimentos na GCM, como a entrega de novas viaturas, drones, uniformes completos. O trabalho de estruturar a Guarda com equipamentos, materiais de segurança e, principalmente, armas não letais é para melhorar a qualidade do serviço que ela já presta e que é muito bom”, finalizou.
 

Vigilância seguirá com fiscalização no Centro

Guarda Civil no Centro original
 
A Prefeitura de Franca fez um balanço do trabalho de fiscalização realizado até o dia 24 de dezembro, com o objetivo de orientar comerciantes, proporcionar mais segurança e coibir a venda ilegal de mercadorias na praça.
A iniciativa envolveu a Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente, com equipes organizadas em três turnos para atender a demanda da época natalina.
Uma das frentes prioritárias foi a fiscalização do comércio não autorizado.
De acordo com a Vigilância Sanitária, foram três autuações de vendedores da área de alimentação. “A Secretaria de Saúde fez um trabalho intenso na área central e foi muito positivo. Foram poucas abordagens, mas diversas orientações, inclusive no descarte irregular de lixo. Este trabalho vai seguir de uma forma contínua”, disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
Para ampliar a segurança da população, a Guarda Civil Municipal deu apoio aos fiscais da Vigilância e ficou com a base móvel na praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Fonte Luminosa. “Estivemos na área central com nosso micro-ônibus e mais viaturas em patrulhamento para dar segurança aos munícipes. Nossas equipes atuaram em duas ocorrências de maior relevância também, sendo um furto ocorrido em uma loja na rua Major Claudiano, em que duas mulheres adentaram ao local e subtraíram alguns itens, porém foram detidas e uma suposta agressão a uma criança. Os casos foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ)”, disse Luís Fernando Fernandes, inspetor-chefe da Guarda Civil Municipal.

Centro recebe reforço da Guarda Civil em horário especial de Natal

micro onibus da Guarda Civil original
 
      A Guarda Civil Municipal está na praça Nossa Senhora da Conceição desde a última segunda-feira, no horário estendido do comércio, para garantir mais segurança à população.
      De segunda a sexta, das 9 às 22 horas, aos sábados, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 10 às 18 horas, até o dia 23 de dezembro, há um micro-ônibus da Guarda em frente à Fonte Luminosa.
      Já no dia 24 de dezembro, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas e após o Natal, dia 26, será das 12 às 18 horas.
      O veículo dispõe de quatro câmeras de segurança externas, sendo uma com possibilidade de girar 360 graus para fazer a fiscalização e proporcionar mais segurança e visão do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades.
      Além do veículo, a Guarda também está fazendo rondas diárias pelas ruas das 9 às 22 horas. As 56 câmeras da Central de Monitoramento por toda a cidade também estão ajudando no trabalho.
      Quem precisar da Guarda Civil poderá procurar o micro-ônibus no Centro ou acionar os serviços pelos telefones 153 e 3724-1033.

Prefeitura e Forças de Segurança realizam operação em área na Região Oeste

operacao Vila Pandolfo original
 
      Após reuniões da Prefeitura com representantes das forças de segurança foi realizada na manhã desta terça-feira, 10, uma operação em uma área de propriedade particular, localizada às margens da rodovia Cândido Portinari, na Vila Pandolfo, Região Oeste.
      O trabalho foi feito em conjunto com as Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental, Guarda Civil Municipal e as secretarias de Segurança, Saúde (Vigilância Sanitária), Meio Ambiente e de Ação Social.
      Neste local, ocupado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, mais de 12 barracos foram vistoriados e 30 indivíduos abordados. A operação também cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão.
      De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, o trabalho envolveu uma quantidade grande de órgãos, justamente para oferecer soluções para a situação que se instalou na área e também uma melhor qualidade de vida para as pessoas que se encontravam nesta condição. “Mas o trabalho também foi importante para coibir outros crimes, como tráfico de drogas, furtos e roubos praticados por algumas pessoas do local. Isto a gente não vai aceitar. Quem estiver na situação de vulnerabilidade e quiser ajuda, nós vamos acolher. A gente vai continuar com esse trabalho firme na nossa cidade para levar qualidade de vida e segurança para todos”, afirmou.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança, que acompanhou a operação, destacou que a intenção era retirar as pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade. “Este era o objetivo principal. Além do local ser insalubre, havia uma grande quantidade de lixo. Essas operações vão continuar, com o apoio das polícias, em conjunto com as secretarias municipais, trazendo a segurança para as pessoas que se encontram nesta situação e para quem vive próximo aos locais. Equipes da secretaria de Ação Social participaram da operação, oferecendo apoio às pessoas que viviam nesta área”, disse.

Guarda Civil intensifica ações no Centro em horário especial do comércio

micro onibus Guarda Civil original
  
        A partir da próxima segunda-feira, 9, a Guarda Civil Municipal estará na área central de Franca para garantir ainda mais segurança à população, no horário estendido do comércio.
      Além das viaturas de patrulhamento, haverá uma unidade móvel, um micro-ônibus, na Praça Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, de segunda a sexta, das 9 às 22 horas, aos sábados, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 10 às 18 horas, até o dia 23 de dezembro. No dia 24, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas e após o Natal, 26, será das 12 às 18 horas.
      Um dos objetivos da unidade móvel da Guarda é ampliar o monitoramento e a segurança do local, que recebe milhares de pessoas por dia. O veículo dispõe de quatro câmeras de segurança externas, sendo uma com possibilidade de girar 360 graus para fazer a fiscalização de forma mais dinâmica. Com isso, os guardas têm uma visão ampliada do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades.
      Além do micro-ônibus, haverá ainda as viaturas de apoio em rondas diárias pelas ruas das 9 às 22 horas, e as 56 câmeras da Central de Monitoramento por toda a cidade, que também auxiliarão no trabalho.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais