Segurança

Cobranças financeiras lideram reclamações no Procon Franca

atendimento Procon original
 
      O Procon Franca registrou, no primeiro trimestre deste ano, mais de 1.473 atendimentos. As cobranças indevidas de instituições financeiras lideram as reclamações, seguidas por serviços como água, luz, telefonia e venda de produtos.
      Em janeiro, por exemplo, foram 526 atendimentos registrados. Deste total, 20% foram de cobranças indevidas. “O que mais chama a atenção é que a maioria destes atendimentos são prestados a pessoas acima de 60 anos. Elas são as que mais nos procuram para reclamar das cobranças que, geralmente, vem descontadas nas folhas de pagamento da aposentadoria ou pensão feitas por associações, sindicados e cooperativas que chegam a mais de 35 por mês. Recomendamos que os consumidores fiquem atentos, conferindo sempre os seus extratos e uma vez verificando o desconto, manter contato com o INSS ou requerer o bloqueio, bem como o cancelamento do desconto”, disse Valmir Della Motta, coordenador do Procon.
      Rita de Cássia Marques de Souza acompanhou a mãe, que recebeu um desconto indevido e foi até a unidade buscar orientação. “A gente veio aqui solicitar os contratos que a gente precisa, porque a gente entrou contra o banco, já que eles fizeram um desconto indevido na aposentadoria dela por duas vezes”, disse.
      Ela explicou que, sem a ajuda do Procon, ficariam perdidas. “É muito importante ter um órgão como este. Fomos muito bem atendidas”.
      Somando os atendimentos de fevereiro e março foram quase 1 mil. A média por dia é 50 a 60 reclamações.
      O coordenador do Procon alerta também que golpistas exploram muito estes grupos mais vulneráveis, geralmente, na faixa etária acima de 60 anos, promovendo contratações fraudulentas. “Por isso, recomendamos que as pessoas nunca forneçam seus dados e que, de preferência, estejam sempre acompanhadas de outra pessoa quando forem a uma instituição financeira”, disse.
      Outras situações muito corriqueiras, segundo Della Motta, são de compras pela internet, tais como o não recebimento do produto, dentro do prazo e sites piratas. “A quantidade de itens disponíveis ao consumidor no comércio eletrônico é ilimitada, por isso as compras pela internet têm sido uma tendência mundial e irreversível. É importante que o consumidor conheça seus direitos antes de ir às compras pela internet. Ficar atento quanto à segurança ao digitar dados pessoais ou bancários também é muito importante. Busque sempre informações sobre o site e referências com amigos ou familiares”, completou.
      O atendimento ao público do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.

Prefeitura instala semáforo para pedestres na avenida Dom Pedro

semaforo pedestres na av Dom Pedro original
 
      Buscando aumentar a segurança no trânsito, a Prefeitura instalou nesta semana na avenida Dom Pedro I, um conjunto semafórico para pedestres. O equipamento fica entre os bairros Nova Franca e Parque Moema. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança, Régis Mendes, o equipamento irá orientar os pedestres no momento da travessia, reduzindo os riscos de acidentes.
      Quando a pessoa acionar o botão (botoeira) será enviado um sinal ao sistema de controle, que vai alterar o semáforo do verde para o vermelho aos veículos e sinalização verde ao pedestre. O tempo programado para travessia no local é de 12 segundos. Foram construídas também rampas de acessibilidade de ambos os lados e reforço em toda sinalização de solo.
      Quem aprovou a iniciativa foi Dinaldo dos Santos. Ele mora na Vila Gosuen e transita pela avenida todos os dias. “Ficou muito bom, né. Esta faixa de pedestre veio em uma boa hora”, contou.
      Este é o quinto semáforo específico para pedestres instalado na cidade, com previsão de ampliação gradativamente no decorrer dos meses. Um dos próximos que está em estudos é na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nas imediações do SESC e para um segundo momento, nas proximidades do SESI, na Vila Santa Cruz.
      O diretor do Departamento de Trânsito frisou que mesmo com o equipamento, motoristas e pedestres precisam respeitar a sinalização. “Antes deste sistema era um pouco difícil para fazer uma travessia segura aqui. Com os semáforos, houve um ganho muito grande na segurança e acessibilidade aqui na região. Mas é preciso respeitar a sinalização para que não ocorra nada de grave. Motoristas e motociclistas devem transitar no limite da velocidade da via e dar preferência sempre ao pedestre. Não fazer uso do celular também é muito importante. Tudo  isso contribui para um trânsito mais seguro”, completou.
 
Mais segurança
      Em 2024, a Prefeitura já havia instalado redutores de velocidade em pontos estratégicos da avenida Dom Pedro para controlar melhor o fluxo e velocidade dos veículos.

Guarda Civil segue com fiscalização do transporte escolar

Van escolar 2 original
 
      A Guarda Civil Municipal continua com a fiscalização de condutores de vans e veículos utilizados para o transporte escolar, onde é obrigatório o alvará atualizado para o funcionamento.
      De acordo com as informações do Setor de Transporte Alternativo, da Secretaria de Segurança, existem, atualmente, 123 profissionais cadastrados no município para a prestação do serviço, onde manter os veículos em perfeitas condições para a segurança dos transportados é uma das obrigações.
      Além de conferência da documentação, apresentação de atestados dos responsáveis, é feita uma vistoria geral que serve para verificar o estado geral dos veículos. Deste total de 123 condutores cadastrados, até esta semana, 13 estão com os alvarás vencidos, portanto, em situação irregular.
      Os infratores podem ser penalizados de acordo com a gravidade da infração, começando pela advertência, aplicação de multa, apreensão do veículo e até suspensão ou cassação do registro/permissão do condutor. Sem que haja prejuízos ao trabalho rotineiro de fiscalização feita pela Guarda Civil, é importante que os pais ou responsáveis pelos estudantes também ajudem neste processo para maior segurança de todos. Antes da contratação do transporte é necessário verificar se o contratado está com o alvará atualizado.

Guarda Civil e Vigilância fiscalizam depósitos de sucatas

fiscalizacao sucatas original
 
      Equipes da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, fizeram na manhã desta quinta-feira, 27, uma operação de fiscalização em depósitos de sucata na Vila Gosuen e Santa Terezinha, na Região Norte. A operação tem se tornado rotina na cidade para coibir os furtos de fios de cobre.
      De acordo com inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, dois depósitos de sucatas foram autuados pela Vigilância Sanitária e embargados por não terem documentação para funcionamento. Um deles, ainda foi autuado por manter material armazenado de maneira inadequada, provocando mau cheiro e servindo de criadouro de insetos e animais peçonhentos. Um terceiro estabelecimento também foi fiscalizado, a documentação estava em dia, porém apresentava acúmulo de lixo e materiais guardados de forma, por isso, foram autuados pela Guarda. “Se tem quem furta é por que tem quem compra, por isso, estamos realizando as operações para identificar os estabelecimentos, que compram o material e ao mesmo tempo orientar os comerciantes que esta prática é tipificada como receptação qualificada”, alertou.
      Além das fiscalizações contra a receptação de fios furtados, a Vigilância Sanitária também aproveitou a operação para orientar os donos dos depósitos sobre a necessidade de eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

Prefeitura instala câmera para coibir descarte irregular de lixo

Camera Rua Piaui original
 
    Mais um ponto de Franca recebeu câmera de monitoramento para garantir mais segurança e coibir o descarte irregular de lixo. Nesta semana, a Prefeitura instalou o dispositivo na rua Piauí, no Jardim Líbano.
    Com esta iniciativa, a Secretaria de Meio Ambiente espera reduzir a incidência de descarte irregular de lixo e realizar autuações, através da Guarda Civil, já que a prática é crime ambiental, conforme a lei.
    De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luís Fernando Fernandes, outra câmera será instalada na região da Vila Formosa, próxima ao Espaço Dignidade. “Estes locais receberão monitoramento 24 horas. Além do monitoramento, a gente conta com a ajuda da população, que pode ligar no telefone 153 e fazer a denúncia. Se possível, enviar fotos também, para encontrarmos e punir os infratores”, disse.
    Outras câmeras serão instaladas em mais locais, já que, conforme mapeamento da Prefeitura, há 109 pontos viciados. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente ressalta outros serviços disponíveis para facilitar o descarte, como a Recolha Agendada de Materiais. É necessário ligar no 0800-591-6842 para agendar uma data para que os itens sejam buscados na casa do interessado.
    Há, ainda, o trabalho de fiscalização da Guarda Civil, que utiliza um drone para auxiliar nos trabalhos e recebe denúncias. É possível relatar o endereço de descarte irregular e as informações de forma anônima pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153. A Prefeitura também disponibiliza a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android. Na parte de terrenos sujos, a Vigilância Sanitária auxilia no combate ao descarte irregular através de notificações e aplicações de multas por toda a cidade.

Ecopontos
    A Secretaria de Meio Ambiente reforça que também há quatro Ecopontos que recebem restos de materiais de construção, recicláveis em geral e outros materiais. Eles funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas.
    Confira a seguir os endereços dos quatro Ecopontos:
• City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1200 - (16) 3030-2985
• Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1341 - (16) 3030-7557
• Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411 - (16) 3030-7020
• Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501 - (16) 3030-7492.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais