Segurança

Franca sedia Oficina 'Operação São Paulo sem Fogo' da Defesa Civil do Estado

fachada Uni Facef original
 
      Franca será sede nesta quinta-feira, 8, de um treinamento preparatório para a Operação 'São Paulo Sem Fogo 2025', promovido pela Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, que vai reunir em torno de 23 municípios da região e agentes da Defesa Civil.  Para participar é preciso fazer a inscrição no link abaixo: https://escola.defesacivil.sp.gov.br/course/view.php?id=104 .
      O treinamento é dividido em duas etapas – teórica e prática. A primeira ocorre nesta quinta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que fica na avenida Ismael Alonso y Alonso, 2.400, no bairro São José. Neste encontro, os agentes terão palestras sobre diversos temas, como legislação ambiental, ações preventivas tanto em espaços públicos como em propriedades rurais, acionamento de aeronaves e planos de contingência para o período, mapas regionalizados com histórico de fontes de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e sistema de comando em emergência.
      Já na próxima semana, entre os dias 12 e 16, acontece a parte prática do evento, que consiste em um treinamento de campo e que será realizado no Corpo de Bombeiros.
      Em 2024, a Operação 'São Paulo Sem Fogo' teve o maior investimento no combate aéreo da história do estado, sendo destinados mais de R$ 18 milhões com lançamento de mais de 7 milhões de litros de água sobre os focos de incêndio, além dos investimentos em ações emergenciais e de assistência aos municípios atingidos.
      O objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos e habilidades dos agentes para atuarem durante o período de estiagem, tendo em vista a prevenção, mitigação e resposta a ocorrências relacionadas ao fogo e outros desafios do período mais seco do ano. A Operação Corta Fogo é dividida em fases (verde, amarela e vermelha), de acordo com as necessidades e priorizações que cada período:
      Fase verde (janeiro a março; novembro e dezembro): é dividida em duas etapas. A primeira, entre os meses de janeiro e março, é dedicada às atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No final do ano (meses de novembro e dezembro) é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte.
      Fase amarela (abril e maio): requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.
      Fase vermelha (junho a outubro): entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.
 

Segurança altera sentido de rua no Parque Francal

alteracao de transito original
 
      A partir desta quarta-feira, 7, a rua da Liberdade, no Parque Francal, que fica atrás de um centro comercial na avenida Ismael Alonso y Alonso, passará a ter mão dupla até a rua Jerônimo Rodrigues Pinto. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira.
      De acordo com o Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança, foram realizados estudos no local que resultaram nas aterações, como forma de aprimorar as condições de circulação e segurança de motoristas e pedestres que transitam pelo trecho.
      A mudança também trará mais segurança para quem frequenta o Centro de Esportes e Lazer, localizado nas proximidades.

Segurança altera sentido de ruas por obras na rede de esgoto no Capitão Heliodoro

 
sinalizacao Capitao Heliodoro original
      O Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança começou nesta terça-feira, 22, as alterações no sentido de direção da rua Professora Vanda Gonzaga, no Recanto Capitão Heliodoro, na Região Norte da cidade, por conta de uma obra de remanejamento da rede de esgoto da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, que será executada na avenida Luiz Gonzaga, principal acesso ao Condomínio Nossa Senhora das Graças. A rua, que tem sentido único, passa a ser mão dupla a partir desta quarta-feira, 23. A alteração no trânsito terá duração de, aproximadamente, 30 dias.
      Motoristas, que circulam pelo local para ter acesso ao Recanto Heliodoro e Nossa Senhora das Graças, devem ficar atentos para as alterações.
      A avenida Luiz Gonzaga será interditada a partir do cruzamento com a rua Frank César Pereira. Desta forma, os motoristas descerão esta via e acessarão a rua Professora Vanda Gonzaga, deslocando-se até a rua Luiz Castaldi, onde entrarão à esquerda para a rua Valdir Carrijo Campos.
      Na manhã desta terça-feira, funcionários da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) executaram as sinalizações de solo para garantir segurança e orientação a quem transita pelo local.

Prefeitura terá 8 novas câmeras de monitoramento nas Regiões Oeste e Sul

Central Monitoramento original
 
      Para garantir mais segurança em todas as regiões da cidade, a Prefeitura segue com o projeto de ampliação das câmeras de monitoramento. Nesta semana, teve início a instalação de postes e dos oito novos dispositivos.
      Receberão câmeras os seguintes cruzamentos: avenida Jaime Tellini com o início da rodovia João Traficante, que liga Franca a Ibiraci (MG); São Vicente (altura do Residencial Zanetti) com a Jaime Tellini; Emílio Paludeto com o pontilhão de acesso ao Jardim Aeroporto 2; avenida das Primaveras (rotatória); Miguel Sábio de Melo com Paulo Roberto Cavalheiro Coelho; Paulo VI com avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro; rua Alfredo Tosi com avenida dos Sapateiros e avenida Nelson Nogueira, no Jardim Pulicano.
      A previsão é que as câmeras sejam colocadas em funcionamento nas próximas semanas.
      Além destes dispositivos, a Prefeitura já instalou duas câmeras, sendo uma em frente ao Espaço Dignidade, na Vila Formosa, e outra na rua Piauí, no Jardim do Líbano, cuja área é considerada ‘ponto viciado’ de descarte irregular de lixo.
 

Cobranças financeiras lideram reclamações no Procon Franca

atendimento Procon original
 
      O Procon Franca registrou, no primeiro trimestre deste ano, mais de 1.473 atendimentos. As cobranças indevidas de instituições financeiras lideram as reclamações, seguidas por serviços como água, luz, telefonia e venda de produtos.
      Em janeiro, por exemplo, foram 526 atendimentos registrados. Deste total, 20% foram de cobranças indevidas. “O que mais chama a atenção é que a maioria destes atendimentos são prestados a pessoas acima de 60 anos. Elas são as que mais nos procuram para reclamar das cobranças que, geralmente, vem descontadas nas folhas de pagamento da aposentadoria ou pensão feitas por associações, sindicados e cooperativas que chegam a mais de 35 por mês. Recomendamos que os consumidores fiquem atentos, conferindo sempre os seus extratos e uma vez verificando o desconto, manter contato com o INSS ou requerer o bloqueio, bem como o cancelamento do desconto”, disse Valmir Della Motta, coordenador do Procon.
      Rita de Cássia Marques de Souza acompanhou a mãe, que recebeu um desconto indevido e foi até a unidade buscar orientação. “A gente veio aqui solicitar os contratos que a gente precisa, porque a gente entrou contra o banco, já que eles fizeram um desconto indevido na aposentadoria dela por duas vezes”, disse.
      Ela explicou que, sem a ajuda do Procon, ficariam perdidas. “É muito importante ter um órgão como este. Fomos muito bem atendidas”.
      Somando os atendimentos de fevereiro e março foram quase 1 mil. A média por dia é 50 a 60 reclamações.
      O coordenador do Procon alerta também que golpistas exploram muito estes grupos mais vulneráveis, geralmente, na faixa etária acima de 60 anos, promovendo contratações fraudulentas. “Por isso, recomendamos que as pessoas nunca forneçam seus dados e que, de preferência, estejam sempre acompanhadas de outra pessoa quando forem a uma instituição financeira”, disse.
      Outras situações muito corriqueiras, segundo Della Motta, são de compras pela internet, tais como o não recebimento do produto, dentro do prazo e sites piratas. “A quantidade de itens disponíveis ao consumidor no comércio eletrônico é ilimitada, por isso as compras pela internet têm sido uma tendência mundial e irreversível. É importante que o consumidor conheça seus direitos antes de ir às compras pela internet. Ficar atento quanto à segurança ao digitar dados pessoais ou bancários também é muito importante. Busque sempre informações sobre o site e referências com amigos ou familiares”, completou.
      O atendimento ao público do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais