Email  

Segurança

Central de Monitoramento auxilia Forças de Segurança no combate a furtos

 Monitoramento e furtos original

       Com pouco mais de um mês de funcionamento, a Central de Monitoramento implantada pela Prefeitura, com 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade, tem tido papel importante no apoio às Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, na identificação de crimes, permitindo que os infratores sejam identificados e adotadas as providências necessárias.  Neste final de semana, mais uma vez, foi possível a partir dos equipamentos que facilitam a visualização, a verificação da invasão de um estabelecimento comercial no centro da cidade, entre as ruas Monsenhor Rosa e Saldanha Marinho, por volta das 5h15 da madrugada.
      Seguindo o protocolo estabelecido, a equipe da Central de Monitoramento, composta por guardas civis que se alternam em plantão 24h, acionou as viaturas, tanto da Polícia Militar, como da GCM, que se deslocaram para o local dos fatos e conseguiram identificar o suspeito, detê-lo e apresentá-lo a autoridades competentes na Central de Polícia Judiciária (CPJ), inclusive recuperando parte dos objetos furtados. Foi autuado em flagrante e recolhido. A vítima informada e teve os objetos recuperados.
      Em uma outra diligência, pessoas praticaram furto na Estação, na rua General Carneiro, próximo a Avenida da Integração. Mediante o acompanhamento das imagens, logo na sequência, isso durante a madrugada, foi possível localizá-los e fazer a detenção na região do Jardim Dermínio, depois do pontilhão da Vila São Sebastião, na Região Oeste da cidade, sendo encaminhados para a CPJ.

Guarda Civil flagra e detém homem que furtou estabelecimento comercial

 Monitoramento original

          A Central de Monitoramento auxiliou a Guarda Civil Municipal em um flagrante de furto na madrugada desta quinta-feira, 5, no bairro da Estação. Um desempregado, de 30 anos, invadiu uma lanchonete, furtou diversos itens e foi detido no Jardim Dermínio. Posteriormente, acabou preso.
      Guardas civis, que atuam na Central de Monitoramento, composta por 56 câmeras, avistaram uma movimentação suspeita na rua General Carneiro e perceberam que o desempregado havia fugido da lanchonete. Eles fizeram o acompanhamento e, na abordagem, encontraram duas bolsas com chocolates, dinheiro, refrigerantes, cerveja e maços de cigarro furtados da lanchonete.
      Conduzido até a CPJ (Central de Polícia Judiciária), o homem foi autuado por furto qualificado e preso. Agora, aguarda audiência de custódia.
Central de Monitoramento
      A unidade, instalada na rua Frederico Moura, em frente à Prefeitura, conta com 56 câmeras de vigilância, em pontos diferentes da cidade, com acompanhamento 24 horas, o que tem permitido a intervenção das forças policiais e da Guarda Civil.
      A partir das identificações de movimentações suspeitas, os guardas civis que operam o sistema, acionam de imediato a Polícia Militar ou deslocam uma viatura da própria corporação.
 

Segurança convoca candidatos às vagas de taxistas

 Taxistas original

         A Secretaria de Segurança está convocando 17 candidatos inscritos para as vagas de taxistas, para se apresentarem na Prefeitura.  O edital foi publicado nesta quinta-feira, 5, no Diário Oficial e poderá ser consultado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2381-05102023.pdf .
      As pessoas convocadas deverão se apresentar entre os dias 5 e 27, deste mês, no prédio da Prefeitura (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova), das 8 às 16h, visando efetuarem a inscrição municipal, para que possam  exercer o serviço de transporte de táxi.
      A Secretaria de Segurança reforça que, em caso de descumprimento dos prazos estipulados, serão chamados os próximos nomes que constarem da lista de espera.
Documentos
      É imprescindível no ato da inscrição, a apresentação da documentação:
-RG – CPF – CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada);
- Certidão de Ações Criminais do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); Cópia de Documento do Veículo (com no máximo 15 anos de uso e no nome do convocado);
- Certidão Quitação Eleitoral;
- Atestado Médico (assinado por médico do trabalho ou clínica do trabalho);
- Comprovante Endereço e Cópia do Edital de Convocação.

Central de Monitoramento completa um mês de funcionamento

 Central original

        A Central de Monitoramento completará um mês de funcionamento nesta sexta-feira e já apresenta os primeiros resultados. A unidade conta com 56 câmeras de vigilância, em pontos diferentes da cidade, com acompanhamento 24h, o que tem permitido a intervenção das forças policiais e da Guarda Civil. Um exemplo disso, ocorreu na última quarta-feira, quando um cidadão foi flagrado na Praça Barão, no Centro da cidade, tentando invadir um estabelecimento comercial. Ele foi encaminhado pelos guardas à Central de Polícia Judiciária (CPJ).
      Outra ocorrência registrada aconteceu na Avenida Presidente Vargas, durante o furto em uma loja de celulares. Por meio da Central de Monitoramento, foi possível identificar os responsáveis.
      No bairro São Joaquim, Região Oeste, houve a prática de outro furto e com as imagens das câmeras enviadas à Polícia Militar, foi possível verificar o percurso do veículo e chegar ao responsável, para as providências junto à Central de Polícia Judiciária.
      Ainda, durante este período, dois outros ‘flagrantes’ ocorreram na Avenida Adhemar de Barros e no Poliesportivo, sendo que, neste caso, o infrator portava materiais de pichação e confessou ter praticado o ato. Em outra situação, foi registrada a prisão de um infrator que estava praticando furtos na Secretaria de Saúde, tentando subtrair aparelhos de ar condicionado. A câmera da Avenida Orlando Dompieri possibilitou a visualização da movimentação estranha, permitindo a abordagem e recolhimento do criminoso.
      
A Central
      Os equipamentos começaram a funcionar no dia 31 de agosto, com o objetivo de ampliar a estrutura de segurança, de modo a auxiliar os órgãos responsáveis. A Central de Monitoramento permitirá agir, preventivamente, em ocorrências de enchentes nas margens dos córregos.
           A partir das identificações de movimentações suspeitas, os guardas civis que operam o sistema, acionam de imediato à Polícia Militar para as medidas cabíveis ou então deslocam uma viatura da própria corporação.       
      Instalada na rua Frederico Moura, em frente à Prefeitura, a Central de Monitoramento funciona em período integral, com uma equipe de guardas civis treinada que faz o acompanhamento dos 56 pontos.
 

Prefeitura participa de curso de Proteção e Defesa Civil

 Curso Defesa Civil original

          O Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, promoveu, de 11 a 22 de setembro, o Curso de Gestores de Proteção e Defesa Civil. O evento contou com a participação da Prefeitura de Franca, através do secretário de Segurança, Marcus Araújo.
      O curso tem como objetivo capacitar gestores para a coordenação de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas às ocorrências de desastres naturais e daqueles provocados pelo homem.
      Foram discentes do curso 33 alunos, além de militares da Coordenadoria Estadual e do Corpo de Bombeiros, diversos Coordenadores Municipais de Proteção de Defesa Civil dos seguintes municípios: Franca, Serrana, São José do Rio Preto, Itaquaquecetuba, Campo Limpo Paulista, São Caetano do Sul, Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, Santos, Bauru, São José dos Campos e Jaguariúna, além do município de Madre de Deus, estado da Bahia.
      Além da parte teórica, os módulos trouxeram aulas técnicas em sala de aula e visitas a locais de risco de desastre e locais recuperados pelo poder público, contemplando um Simulado de Deslizamento de Terra no município de Mairiporã, além de visita ao CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e ao Radar Meteorológico, na cidade de São José dos Campos.
      O secretário de Segurança falou sobre a experiência. “Com o final de curso e a aplicação da prova de conhecimentos adquiridos, fiquei na segunda colocação geral do curso. Foi uma experiência que agregará muito para as ações em Franca. Agora, passarei o conhecimento adquirido aos servidores da Defesa Civil da nossa cidade, pra que estes recursos sejam utilizados aqui”, disse.
      Após a prova, ocorreu ainda a solenidade de formatura no Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais