Email  

Meio Ambiente

Meio Ambiente agenda visitas para o segundo leilão

 WhatsApp Image 2021 04 30 at 10.05.34 1 original
      A Secretaria de Meio Ambiente confirmou para o próximo dia 19, deste mês, às 09h30, no Canil Municipal, a realização do segundo leilão público de animais de grande porte, deste ano, recolhidos na cidade até a primeira quinzena de abril. Estarão disponíveis para o leilão, 10 equinos e um muar. 
As pessoas interessadas poderão visitar o local e conhecer os animais até o próximo dia 18, mediante o agendamento prévio pelo telefone 3703-9389, durante o expediente comercial e na data informada, se apresentarem no local, seguindo os protocolos sanitários recomendados para a prevenção a Covid-19.
      A grande maioria desses animais foi recolhida, em vias públicas da cidade e seus proprietários não fizeram a retirada dos mesmos, depois de feita a publicação no Diário Oficial do Município, conforme exige a legislação. Outros foram encontrados abandonados e sem os necessários cuidados.
      O canil fica na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3703-9389. Este é o segundo leilão feito pela Prefeitura. O primeiro ocorreu em 24 de fevereiro e o terceiro já está sendo planejado pela Secretaria de Meio Ambiente. 

Sabesp faz alerta sobre estiagem e risco de faltar água

economizar agua 01 
      Em nota oficial divulgada nesta semana, a Sabesp, através de sua unidade de Franca, informou que a baixa pluviometria (poucas chuvas), registrada em Franca, no período úmido, entre outubro/2020 e março/2021, ocasionou a queda da vazão dos mananciais que abastecem a cidade (Rio Canoas e Córrego Pouso Alegre).  Isso pode impactar a curto prazo, já a partir de junho, o abastecimento de água na cidade, sendo necessária a economia e o uso racional do produto desde agora. É o menor índice pluviométrico dos últimos 20 anos. Para se ter uma ideia da baixa registrada, a média histórica deste período úmido é de 1.360 mm de água e, neste mesmo período, o volume constatado foi de 824 milímetros de água. 
      O baixo índice pluviométrico no período úmido e a estiagem que tende a ocorrer nos próximos meses, causam preocupação da empresa, quanto a manutenção do abastecimento público na cidade. No entanto, destaca que trabalha, ininterruptamente, para manter o abastecimento, inclusive com ações planejadas como a implantação de duas captações emergenciais com capacidade de aproximadamente 100 litros por segundo.
      Atualmente, a vazão dos mananciais ainda é suficiente para atender a demanda de Franca, porém com a aproximação do período de estiagem, a Sabesp orienta à população sobre o uso consciente de água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar o desperdício. 

 

Outras dicas
      Veja outras dicas sobre como utilizar água de forma consciente: 
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
4. Não use água corrente para descongelar alimentos.
5. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
      A Sabesp destaca ainda que o Sistema Sapucaí-Mirim, o novo sistema produtor de água de Franca, já está em construção com previsão de ser finalizado no final de 2022. A entrega do novo sistema vai permitir dobrar a capacidade de produção de água do município. 



Novo Sistema

 

      A Sabesp informa ainda que será apresentado neste mês, o novo sistema comercial, que irá mellhorar o relacionamento com todos os clientes, acesso aos serviços e atendimento, que será executado em duas etapas, em maio e agosto deste ano.
      Por meio deste novo sistema, a identificação dos clientes passará a ser realizada pelo CPF ou CNPJ, facilitando a mudança de titularidade e o relacionamento comercial. Para que essa alteração seja realizada, a empresa solicita aos francanos, que mantenham atualizados os seus cadastros na companhia, utilizando o atendimento digital, pelo site sabespfacil.sabesp.com.br ou pela central 0800-055-0195

Reunião discute destinação de resíduos de gesso

WhatsApp Image 2021 05 04 at 13.10.39 original
      Ao mesmo tempo em que intensifica a fiscalização, através da Guarda Civil Municipal, com patrulhamentos mais frequentes em locais habituais de descarte de resíduos, irregulares, a Prefeitura busca reunir empresários de vários segmentos da cidade para a adoção de medidas, que visem a destinação correta dos materiais gerados pelas empresas. 
      Nesta semana, equipes da Secretaria de Meio Ambiente estiveram reunidas com um grupo de gesseiros da cidade, que foi convidado a conhecer a sede da Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados). Depois de diversas ponderações e esclarecimentos a respeito de questões de legislação, entre outras, ficou decidido entre os produtores e instaladores de gesso, a composição de uma associação para o encaminhamento das ações do grupo, no sentido de firmar parcerias com a Cooperfran, que poderia armazenar o material, em sua sede e uma empresa de São Paulo, que teria manifestado interesse em recolher os resíduos recicláveis de gesso. De parte da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, será oferecido todo o suporte necessário, atendendo a legislação, pois o intuito é garantir a sustentabilidade. 

Guarda Civil identifica e autua infrator com descarte irregular

Cacambas limpeza 19 2 
      A Guarda Civil Municipal, após receber denúncia, nesta segunda-feira, 3, sobre o descarte irregular de couros e outros produtos na região Sul da cidade, na avenida Manoel Jacinto Netto, em diligência, além de apurar, realmente, a prática de crime ambiental, identificou e autuou o infrator com base na Lei 09/96.
      Conforme está previsto na legislação em vigor, foi concedido um prazo, sem prejuízo das penalidades, para que a pessoa retirasse o material e apresentasse na corporação até o final do expediente desta segunda-feira, o recibo comprovando o descarte em local adequado, no caso o Aterro Sanitário. Além do mais, o processo será remetido ao Ministério Público e o responsável certamente terá que prestar esclarecimentos a respeito desta prática irregular. Denúncias de descartes dessa natureza podem ser feitas pelo telefones 153 ou 3724-1033, se possível, com indicativos que facilitem a identificação dos responsáveis, como número de placas de veículos ou fotos, do momento da infração. 

Prefeitura busca solução para destinação de resíduos de marcenarias

WhatsApp Image 2021 04 30 at 11.54.42 original 
      Um grupo de empresários da área de marcenaria, em Franca, solicitou ao prefeito Alexandre Ferreira, auxílio no sentido de encontrar uma forma adequada para a destinação de resíduos de MDF. 
      O prefeito determinou que a Secretaria de Meio Ambiente encontrasse uma forma de ajudar nesse processo e mediante entendimentos com a Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Franca), que manifestou interesse em também participar, foi feito contato com um empresário de Nova Ponte-MG, que adquire e reaproveita esses materiais.
      Os entendimentos ganharam um rumo positivo, o que vai permitir que os donos de marcenarias e fabricantes de móveis em geral, que vinham encontrando dificuldades em fazer a destinação correta desses resíduos, possam destiná-los a um espaço cedido pela Cooperativa, no Distrito Industrial (espécie de ponto de transbordo) e, semanalmente, a empresa mineira fará o recolhimento, remunerando a Cooperfran por essa intermediação e armazenamento. 
      O secretário de Meio Ambiente, Éder Brazão,  lembrou que é papel do Poder Público oferecer suporte e ajudar nas soluções dos problemas, o que está sendo feito. Uma reunião para acertos de alguns detalhes já está marcada para a próxima quinta-feira, envolvendo todas as partes.
      A cidade enfrenta problemas sérios com a destinação de resíduos em alguns pontos,  que compromete o meio ambiente e a qualidade de vida. Esse empresários demonstraram preocupação com os impactos dessa prática. Os resíduos por eles gerados, colocados na sede da Cooperfran, serão triados e reutilizados pela empresa, uma prática sustentável em que todos os envolvidos serão beneficiados.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais