Email  

Meio Ambiente

Franca prepara a Conferência Municipal do Meio Ambiente

Conferencia Meio Ambiente original
 
Franca sediará no dia 24 de janeiro de 2025, uma das etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), como forma de incentivar a participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
A conferência acontecerá na Unidade 2 do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), localizada na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma oportunidade para que toda a comunidade participe da construção de um futuro mais verde. “Acreditamos que a participação popular é fundamental para encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios climáticos que enfrentamos”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Assim, as soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas, com a criação e envio de dez propostas (duas por eixo temático, sendo eles: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental).
No evento, serão eleitos os participantes da delegação que representará o município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
 
Critérios
Pode participar qualquer brasileiro(a) maior de 16 anos.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Mais informações sobre o evento, como programação e formulário de inscrições, serão divulgadas em breve na página da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura, através do linwww.franca.sp.gov.br.

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana

limpeza publica original
 
          A programação dos serviços de limpeza está atendendo a diferentes bairros e regiões da cidade, desde o Jardim do Éden ao Aeroporto, passando pela área central e as praças.
          A Secretaria de Meio Ambiente atualiza, diariamente, os roteiros, mapeando os locais que receberão a poda, raspagem e pintura de guias.
Nesta segunda-feira, 23, equipes atuaram na limpeza e recolha de materiais deixados nos canteiros e calçadas nas praças da área central, Dom Pedro I, Nossa Senhora da Conceição, Barão e Carlos Pacheco.
          A Vila Chico Júlio e o Residencial São Vicente receberam a pintura de guias e raspagem. Nos Jardins Noêmia e Vera Cruz, nos canteiros centrais das avenidas foi feita a poda e recolha dos entulhos.
          Paralelo aos serviços de limpeza, a Prefeitura conta com o Serviço de Recolha Agendada, que pode ser solicitado pelo (16) 3711-9440. Os interessados poderão entrar em contato, informando o endereço completo, ponto de referência e os objetos a serem recolhidos, visando o agendamento para a retirada gratuita dos materiais, como móveis, cadeiras, sofás e outros sem condições de uso.

Parque ‘Zumbi dos Palmares’ recebe nova iluminação

Iluminacao Parque Zumbi dos Palmares original
 
        O Parque ‘Zumbi dos Palmares’, localizado entre a Vila Formosa e o Parque São Jorge, está recebendo nova iluminação da Prefeitura. A iniciativa faz parte de uma programação de serviços, que já atendeu várias avenidas e áreas públicas, visando oferecer maior luminosidade e segurança para a população.
        Neste local, as equipes de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente estão substituindo as luminárias a vapor de sódio por LED. A previsão é instalar 140 luminárias, distribuídas em cerca de 35 postes metálicos, com altura média de nove metros cada um.
         Junto com a troca das luminárias, está sendo feito o levantamento das copas das árvores. A previsão é que o trabalho seja concluído na próxima semana.
         O Parque ‘Zumbi dos Palmares’ recebe manutenções periódicas da Prefeitura. Conta com duas pistas de caminhada, além de equipamentos infantis de lazer, uma quadra de basquete 3x3 e ampla arborização.

'Arrastão da Limpeza' e Ecopontos recolhem mais de 700 toneladas de materiais

Ecoponto original
 
      Com a realização de 14 edições do Projeto 'Arrastão da Limpeza', incluindo duas de combate à dengue, somando os quatro Ecopontos em funcionamento na cidade, foram recolhidas mais de 700 toneladas de materiais inservíveis. Os números, referentes até o final de novembro, foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente nesta semana. Acrescentando as mais 127 toneladas de produtos recicláveis, o resultado é de 827 toneladas de materiais retirados dos espaços públicos.
      Os números destacam a importância do projeto realizado, mensalmente, que atende a todos os bairros e setores da cidade, onde as pessoas são orientadas a separar os materiais que desejam descartar para a recolha dos caminhões. Paralelo a ação, os Ecopontos recebem  pequenas quantidades de resíduos, por meio de entrega voluntária gratuita, como materiais de construção civil (até 1 m³), recicláveis e inservíveis. Os quatro Ecopontos localizados no City Petrópolis, Jardins Luíza, Portinari e Parque das Esmeraldas funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas e aos domingos das 8 às 14 horas, sob a gestão da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfan). No período de janeiro a novembro deste ano, foram recolhidas 679.67 toneladas de materiais, além de 2,8 mil metros cúbicos de restos de construção.  
      Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, disse que a adesão dos moradores está aumentando gradativamente, principalmente, nas regiões em que os Ecopontos começaram a funcionar há mais tempo. Ele orienta as pessoas a utilizarem as unidades para o descarte correto de materiais, resultando em benefícios ambientais e sociais, como a geração de renda com a comercialização dos recicláveis.
 
Serviço:
 
City Petrópolis – Av. São Pedro, 1200 – Tel. (16) 3030-2985
Jardim Portinari – Av. Hotto Paiva, 1341 - Tel. (16) 3030-7557
Parque das Esmeraldas -  Rua Geraldino Augusto Machado, 411 - Tel. (16) 3030-7020
Jardim Luiza -  Av.  Ida Zero Zaninelo, 2501 - Tel. (16) 3030-7492.

Vigilância Sanitária notifica 63 donos de terrenos para limpeza

terreno sujo original
 
      Ao todo, 63 proprietários de terrenos localizados em diferentes bairros da cidade foram notificados pela Vigilância Sanitária para providenciarem a limpeza dos imóveis.
      De acordo com a publicação do Diário Oficial de sábado, 7, os responsáveis terão o prazo de 15 dias após a publicação da notificação para efetuarem a limpeza dos terrenos. O edital poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2663-07122024.pdf .
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em saúde, só neste ano foram 4.620 notificações emitidas.
      Caso a limpeza não seja realizada no prazo estipulado, os proprietários serão multados e a Secretaria de Meio Ambiente fará o serviço. O custo é de 0,064 Unidade Fiscal do Município (cujo valor unitário é de R$ 79,78) por metro quadrado. Para um terreno de 200 m², a despesa pode ultrapassar R$ 1 mil.
      Na notificação feita pela Vigilância há terrenos na Chácara São Paulo, Esplanada Primo Menegheti, Jardins Botânico, Flórida, João Liporoni, Luíza, Palma, Paulistano, Jardim Piratininga, Esmeralda, Residencial Palermo, entre outros.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/