As políticas de assistência social voltadas para as pessoas em situação de rua, praticadas em Franca, continuam despertando atenção de outros municípios. A convite da Defensoria Pública de São José do Rio Preto, no começo desta semana, a Secretaria de Ação Social foi convidada, por meio de suas equipes, a discorrer sobre esse tema e expor o trabalho que vem sendo realizado na cidade e os seus resultados.
O encontro ocorreu no auditório da própria Defensoria Pública de São José do Rio Preto, com um amplo e detalhado relato das ações desenvolvidas na cidade, pela terapeuta ocupacional, Yara Guimarães, diretora de Proteção Social e a assistente social, Sônia Pucci Melo. Também estiveram presentes representantes da Prefeitura da cidade e vereadores, profissionais que antes visitaram Franca para conhecer de perto o trabalho.
Durante o encontro, as representantes de Franca apresentaram os números de pessoas, em situação de rua, as abordagens sociais feitas por equipes especializadas, com a oferta de amparo nos serviços de atendimento (Espaço Dignidade, Casa de Passagem, Abrigo Provisório), além do Programa Moradia Primeiro, em que o município custeia um aluguel por até 6 meses. Atualmente, cerca de 100 famílias estão sendo beneficiadas no Moradia Primeiro, com acompanhamento permanente, onde uma das condições para a manutenção desse auxílio é a pessoa estar comprometida com as exigências estabelecidas pelo programa.
Além do caso presente de São José do Rio Preto, essas ações de assistência social implementadas pela Prefeitura de Franca, para esse público, tem sido motivo de visitas e contatos de diferentes municípios. Entre os mais recentes, estão os municípios, São Carlos, Osasco, São Paulo e Campinas.