As Secretariais de Ação Social e de Desenvolvimento começaram um trabalho integrado, direcionado ao público mais vulnerável assistido, por meio dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), buscando facilitar o acesso ao emprego. A iniciativa segue as orientações contidas no Acessuas/Trabalho (Programa de Promoção de Acesso ao Trabalho), que busca promover o acesso dos usuários dos serviços de assistência, oferecendo oportunidades e auxiliando nos encaminhamentos aos locais em que podem se qualificar e conhecer mais opções, que os auxiliem em sua colocação no mercado de trabalho.
A convite do CRAS Leste, no Jardim Brasilândia, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento esteve participando de um encontro do Programa Acessuas, com usuários dos serviços daquela unidade, onde 15 pessoas estiveram presentes. Junto com as orientações sobre as ações do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Programa "Caminho para o Emprego", "Emprega Franca" e outros serviços da Prefeitura para auxiliar na qualificação e encaminhamento do trabalho, eles foram convidados a visitar as instalações para conhecerem de perto o trabalho desenvolvido. Na ocasião, eles preencheram currículos e uma van foi colocada à disposição para transportá-los até o Parque Fernando Costa, ode está sediada parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento, inclusive o PAT. Todos os currículos foram cadastrados e das pessoas que compareceram, um já teve encaminhamento imediato para entrevista de trabalho.
"Esse tipo de ação conjunta deve ser repetida e ampliada em toda a rede de CRAS", disse a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, onde são compartilhadas informações gerais e ouvidas também as principais necessidades dessas pessoas.
A Secretaria de Ação Social mantém 5 CRAS, onde realiza encontros, promove oficinas e outras atividades com os usuários, localizados na regiões Leste, Norte, Oeste, Sul e Centro.