A secretaria municipal de Ação Social está iniciando essa semana, a temporada dos chamamentos públicos que envolverá a celebração de parcerias com entidades para o trabalho de assistência com pessoas idosas, crianças e outras que carecem de amparo. O intuito é formalizar novo termo de colaboração já que em dezembro passado, quando findou o prazo da parceria até então em vigor, as instituições não foram habilitadas e ou credenciadas e emergencialmente foi feita uma prorrogação.
Agora segundo o secretário de Ação Social, será necessário um novo chamamento público a partir do atendimento das exigências legais e uma inovação está sendo acrescentada nesse processo. A secretaria oficiou a Câmara Municipal, Defensoria Pública e outros setores representativos da cidade, para que designem um representante para acompanhar os trâmites. Segundo Vanderlei Tristão o intuito é garantir transparência total para que não pairem dúvidas.
As publicações dos chamamentos, em forma de Edital, ocorreram no último mês e todos tem ciência da documentação que deve ser apresentada para análise e os prazos contidos em um cronograma prévio. Inicialmente esses chamamentos são para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos/ Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência na Modalidade Residência Inclusiva / Execução de Ações Esportivas, Culturais, Educativas, de Lazer e outras voltadas a pessoa idosa.
O outro refere se aos chamamentos do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos na modalidade Abrigo Institucional / Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias na modalidade Abrigo Institucional / Serviço de Proteção Social especial para pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias na modalidade Centro dia. A instituições que retiraram o Edital e prepararam a documentação, em caso de dúvidas, devem fazer contato com a secretaria de Ação Social, através do tel. 3711-9239.