Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social investiga denúncias de trabalho infantil

Tamanho da letra:
913277 natal 9
                                                                                                                                                Foto: Valter Campanato / Agência Brasil 
 
     O Prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, Ana Paula Marafiga, diretora de Proteção Social Básica e representantes dos dois Conselhos Tutelares da cidade, esteve no último sábado, 26, no cruzamento das avenidas Major Nicácio e Presidente Vargas, onde constatou uma situação perigosa e preocupante. A presença de um grupo de 12 crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 16 anos, em situação de trabalho infantil, vendendo balas e limpando os vidros de veículos, durante o fechamento dos semáforos no local. 
     Durante a abordagem feita a esses meninos, as equipes buscaram informações sobre os motivos que os levaram até àquela situação, dificuldades vivenciadas e o que pretendiam. 
     Gislaine Liporoni, secretária da pasta, explicou que algumas crianças e adolescentes disseram que, devido ao fato de não estarem frequentando às aulas, em escolas, devido à pandemia, mesmo estando matriculados, suas famílias estavam enfrentando dificuldades financeiras e, por isso, estavam desenvolvendo aquele trabalho. Segundo a secretária, um menino de 11 anos, em poucas horas, arrecadou a quantia de R$ 80, com a venda de balas. 
     Na manhã desta segunda-feira, 28, no mesmo local, ocorreu um encontro agendado com eles e a equipe do Serviço de Abordagem Social, composta por assistente social, psicólogos e orientadores sociais, responsável pelo atendimento a moradores em situação de rua, incluindo crianças e adolescentes. 
     Durante a conversa com esse grupo foi possível identificar, que a maioria deles é residente na Região Oeste, as principais necessidades e demandas deles são de origem material e a ausência de alguns serviços próximos a suas residências.  Foram colhidas informações sobre os responsáveis, endereços e contatos. 
     A partir desta abordagem, a Secretaria de Ação Social continuará fazendo o acompanhamento diário dessas crianças e adolescentes e está organizando uma reunião para os próximos dias, com representantes do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Centro e Moema, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e de Assistência Social, visando  discutir e debater ações mais efetivas para a retirada desses meninos em situação de rua, buscando atraí-los para ações mais socioeducativas, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já existentes nos bairros, dentre outros projetos. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais