O mês de ‘Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ está na pauta da Secretaria de Ação Social, que prepara um Ciclo de Rodada de Conversas com este público, a partir do próximo dia 13.
As atividades ocorrerão até o dia 24 de maio, a partir das seis unidades dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) nas Regiões Norte, Nordeste, Leste, Oeste, Centro e Sul e será mediada por profissionais dos CRAS, CREAS e Serviço Especializado de Abordagem Social.
A programação contará com Rodadas de Conversas com crianças e adolescentes atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) do município. No dia 18 de maio é celebrada a 'Data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes'.
Números da secretaria apontam que durante o ano passado, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), houve o registro em torno de 80 situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para acompanhamento.
Com esta mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Ação Social busca atrair o máximo de participantes hoje cadastrados nos serviços sociais oferecidos pelo município. E, com isso, esclarecer dúvidas e contribuir para evitar estas práticas. O entendimento é que este público deve contar com espaços reflexivos de orientação, escuta e vínculo no período da fase peculiar de desenvolvimento.
As denúncias podem ser realizadas através do Disk 100, Conselhos Tutelares e Delegacias. O cronograma com as datas, locais e horários das primeiras Rodadas de Conversa serão divulgados até esta sexta-feira pela Secretaria de Ação Social.