Email  

Ação Social

Prefeitura inaugura Centro Dia no Jardim Aeroporto

Centro Dia original
 
A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira, 30, em cerimônia marcada para às 14h30, um novo Centro Dia, localizado no Jardim Aeroporto I, na Região Sul, que receberá o nome de ‘Márcio Henrique Silva Nalini’, assistente social, ex-servidor municipal, falecido em 2016. O equipamento ocupa um prédio revitalizado, onde funcionou o 4º DP (Distrito Policial), na avenida Carlos Roberto Haddad, 290, com estrutura e capacidade para oferecer atendimento gratuito para até 60 pessoas nos dois turnos, de segunda a sexta-feira.
O Centro Dia funciona mediante parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes, que participou de Chamamento Público e é responsável pela administração do serviço. Com uma coordenação geral, a unidade é composta por profissionais, sendo cuidadores, cozinheiro, auxiliar de cozinha, equipe técnica e serviços, treinados e aptos a oferecerem a melhor acolhida a este público.
A unidade acolhe pessoas idosas e com deficiência, acima de 18 anos, previamente triadas e encaminhadas pelos CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social). Segundo a Secretaria de Ação Social, o número de pessoas assistidas pode variar, tendo em vista que algumas famílias preferem deixar a pessoa em período integral e outras apenas em uma parte do dia, o que permite acolher maior número de usuários.
 
 
Patrono
O patrono do novo Centro Dia ‘Márcio Henrique Silva Nalini' foi servidor, assistente social, presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social, secretário de Ação Social e professor universitário. Nascido em maio de 1962, filho de Luzia Rosa da Silva Nalini e Mário Nalini Júnior, Márcio Nalini faleceu em agosto de 2016, aos 54 anos, deixando a esposa, também assistente social, Neiva Marques de Sousa Nalini e três filhos: Carolina, Caio e Hugo.
Formado pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Márcio ingressou na Prefeitura, mediante concurso público, em 1989, como assistente social. Conciliou sua trajetória como servidor no município e professor em dois locais na região, na Fundação de Ensino Superior de Passos e na Fundação Educacional de Barretos, além de uma outra participação prestando serviços no Instituto Democrata de Responsabilidade Social e Cidadania, entre diversas outras ações como conselheiro e voluntário.
 
 
Outras unidades
Mediante outras parcerias com instituições, a Prefeitura mantém na cidade seis outras unidades de Centro Dia com este mesmo perfil de atendimento, idosos, pessoas com deficiência e acima de 18 anos.
As unidades estão localizadas no Parque Continental, Região Oeste; no Jardim Luíza, Região Norte; duas na Região Leste, Jardim Bethânia/Vila Izabel e Palestina; um Centro Dia no Centro e outro na Região Nordeste, próximo ao bairro Nova Franca.
Em todas as unidades, o serviço funciona de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas,  acolhendo pessoas em situações de desproteções e risco, com a finalidade de manter a pessoa em convivência familiar e comunitária. São oferecidas alimentação, atividades de lazer, cultura, com dependências adaptadas, área de descanso e sala de convivência, onde podem assistir filmes, ver TV, contando com o suporte de cuidadores, que auxiliam no uso de medicação e outras necessidades.

Ação Social oferece capacitação para conselheiros municipais

 Formacao Conselhos original

         Uma parceria entre a Secretaria de Ação Social e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ofereceu nesta quinta-feira, 20, oficinas de formação para membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e da Condição Feminina (CMCF).
     Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, disse que esta ação tem como intuito agregar conhecimentos para a atuação dos conselhos, enquanto instâncias de controle social das políticas públicas municipais.
     No período da manhã, os conselheiros ligados ao CMAS participaram da palestra ministrada por Carlos Eduardo Ferrari que falou sobre a temática “Orientações sobre o exercício dos Conselheiros do CMAS no Processo de Inscrição de Entidades de Organizações de Assistência Social”, bem como de serviços, programas e projetos socioassistenciais.
     À tarde, foi a vez dos conselheiros ligados ao CMCF com a temática: “O Papel dos Conselhos Municipais de Direto das Mulheres e das conselheiras – atribuições e responsabilidades”. “Fazemos questão que estes profissionais passem por formações assim, trazendo informações de qualidade que os ajudarão na rotina de trabalho”, explicou Gislaine.

Franca sedia Encontro Regional Cidades Antirracistas neste sábado

 Secretaria de Educacao original

           Será realizado neste sábado, 15, o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, a partir da 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação. O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON), em conjunto com o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), OAB - Subseção de Franca e conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade).
 As inscrições para o encontro, gratuito e aberto à população, podem ser feitas até esta sexta-feira, 14, pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOrS7cNYl4LNMICHGWkwuLgjv6TFFgJKly8bMcPGPmpBOiQA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 .
          Esta ação integra a programação do Projeto Cidades Antirracistas, com direcionamento à afro cidadania, que é parte do reconhecimento positivo da identidade racial das pessoas negras e do seu protagonismo na construção de uma sociedade onde caibam todos e todas, especialmente, os negros.
         O Encontro Regional de Cidades Antirracistas terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido da apresentação do vídeo Passeio Literário Afro Franca, a composição da mesa e saudação do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o coordenador estadual de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, representante da Comissão da Igualdade da OAB de Franca, Antônio Carlos da Silva Barros, consultor especialista em Relações Étnico-raciais do Instituto Piraporiando de Educação Antirracista e ex-coordenador de Políticas da População Negra e Indígena da SJC - período 2021/2022, além da representante do Grupo Mulheres do Brasil - Igualdade Racial, professora Marley.
          Também está prevista a assinatura da carta São Paulo do Pacto Coletivo Cidades Antirracistas pelos municípios presentes e a participação do procurador do Ministério Público da Comarca Peruíbe, Danilo Keiti Goto. O evento irá se estender até às 13 horas.

Serviço:
Encontro Regional Cidades Antirracistas
Dia: 15 de junho, sábado
Horário: 8 às 13 horas
Auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco Paulo Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal)

Ação Social e Núcleo Reconhecer realizam a formação “Masculinidades em Diálogo”

 Formacao Acao Social original

        Será realizada no próximo dia 24 a formação "Masculinidades em Diálogo", que terá como convidado e mediador o pesquisador e especialista no assunto, coautor do livro 'Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e Masculidades', Caio César.

         O evento, que é gratuito e promovido pela Secretaria de Ação Social e o Núcleo Reconhecer, que tem a gestão da Associação PROREAVI, será realizado em dois períodos, no Pádua Faria Hall (avenida São Vicente, 5811, Jardim Noêmia). Pela manhã, das 8h30 às 11h30, voltado aos trabalhadores e trabalhadoras da rede do Sistema Único de Assistência Social e à tarde, no horário das 13h30 às 16h30, para os homens acompanhados pelos serviços, programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social.

         Para participar é necessário fazer inscrição antecipada pelos links https://forms.gle/ehDXAa7LKzvYrUz6A para o público da manhã e neste endereço https://forms.gle/j2BrRhQFMmoKk5M49 para os participantes da tarde.

      Segundo a Secretaria de Ação Social, a formação tem o objetivo de reafirmar o compromisso da Prefeitura no enfrentamento às violências contra as mulheres, disponibilizando espaço de reflexão sobre as formas sociais de construção das masculinidades, com recortes de raça e classe, para que se possibilite desconstruir as bases que sustentam as agressões e, no seu extremo, os feminicídios, realidade também vivenciada na cidade.

        Mais informações poderão ser obtidas no Núcleo Reconhecer pelo telefone (16) 4101-5107.

CAPS Renascer fará atividades sobre o Dia da Luta Antimanicomial

 CAPS original

        O CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas) Renascer, unidade da Prefeitura, que tem a gestão da Fundação Allan Kardec, realiza a partir desta segunda-feira, 13 até o próximo sábado, 18, uma semana de atividades voltadas ao Dia da Luta Antimanicomial.
      Este ano, o Centro de Atenção Psicossocial Renascer adotou o tema "Tratar sem trancar", enfatizando a abordagem da reforma psiquiátrica e a importância de tratamentos em liberdade para pessoas com transtornos mentais e dependência em álcool e drogas.
      A semana contará com uma série de eventos, incluindo apresentações teatrais realizadas pelos próprios pacientes, oficinas, atividades artísticas, rodas de música e conversa, além de momentos de integração e esclarecimentos sobre os tratamentos oferecidos pela unidade para pacientes e suas famílias.
      De acordo com o psicólogo e coordenador do CAPS Renascer, Fernando Miguel, esta é uma semana muito importante onde será discutida a reformulação do tratamento das pessoas com transtornos mentais e dependência em álcool e drogas. “É o segundo ano que realizamos este evento. O tema que escolhemos, ´Tratar sem Trancar´, foi definido justamente porque muitas pessoas ainda pensam que o dependente químico só pode ser tratado com internação, e não é bem assim. O que o CAPS e nós, profissionais defendemos, é justamente o contrário disso”, falou.
 
CAPS AD III Renascer
      É um serviço da área de saúde mental que atende pessoas com transtornos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O funcionamento é 24 horas por dia e tem demanda espontânea, ou seja, não precisa de encaminhamento ou agendamento prévio. A unidade é mantida pela Prefeitura de Franca e administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec.
      Mais informações pelo telefone (16) 3703-7780.
 
      Confira a programação da semana:
 
13/05 - 9 horas
Bate-papo sobre Tratamento em Liberdade
 
14/05 - 10 horas
Roda de Música Voz e Liberdade
 
15/05 - 13 horas
Atividade Artística Expressando Emoções
 
16/05 - 9 horas
 Apresentações: Teatro "Porões da Loucura", Vídeo "O Manicômio", Oficina "Grito de Liberdade" e Almoço Especial de Integração
 
17/05 - 9 horas
 Roda de Conversa - Reflexão e Partilha
 
18/05 - 9 horas
Apresentação do trabalho realizado pelo CAPS para os familiares e Café Especial de Integração
 
      As atividades serão realizadas no CAPS AD III Renascer - Álcool e Drogas, localizado na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/