Os Centros Digitais fazem parte de um projeto da Prefeitura de Franca que oferece gratuitamente cursos de informática para iniciantes, cujo plano é leva-los para outros bairros
Os Centros Digitais fazem parte de um projeto da Prefeitura de Franca que oferece gratuitamente cursos de informática para iniciantes, cujo plano é leva-los para outros bairros
No dia 17 deste mês, a partir das 19 h, haverá a eleição do Conselho Municipal da Condição Feminina de Franca (CMCF) - gestão 2018/2020 - na secretaria de Ação Social (Avenida Champagnat, 1750, Centro). As inscrições das mulheres interessadas em compor o órgão serão feitas uma hora antes do pleito, às 18 h. A resolução CMCF 01/2018 que estabelece as regras de Renovação do Colegiado e de das novas conselheiras foi divulgado no Diário Oficial do Município no dia 21 de abril.
O processo de eleição observará a Lei Municipal de número 5.572 de 23 de outubro de 2001, com as alterações dadas pela Lei Municipal nº 6.284 de 27 de outubro de 2004, que dispõe sobre a criação do CMCF. Poderão se inscrever para compor o colegiado, mulheres maiores de 18 anos, moradoras de Franca, membros da Sociedade Civil, e que tenham disponibilidade para participar das atividades inerentes ao Conselho Municipal da Condição Feminina. A eleição ocorrerá com voto secreto.
O pleito eleitoral 2018 deverá eleger as seguintes representantes:
Uma titular e uma suplente representante das faculdades e universidades de Franca;
Uma titular e uma suplente representante das entidades assistenciais de Franca;
Três titulares e três suplentes representantes da comunidade feminina de Franca (grupos e associações de mulheres e meninas, liderança feminina, grupo de arte e cultura).
Todas as mulheres residentes no município podem votar, devendo apenas comparecer no horário e local da Assembleia Eleitoral, munidas de documento com foto.
O Conselho Municipal da Condição Feminina de Franca tem como objetivo formular diretrizes e promover atividades que visem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações, bem como a sua plena integração na vida socioeconômica e cultural; assessorar o Poder Executivo emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de governo em questões relativas à mulher; desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre a problemática da mulher; sugerir ao Prefeito medidas que visem assegurar ou ampliar os direitos da mulher; fiscalizar e tomar providências para o cumprimento da legislação favorável aos direitos da mulher; desenvolver projetos que promovam a participação da mulher em todos os níveis de atividades; estudar os problemas, receber sugestões da sociedade e opinar sobre as denúncias que lhe sejam encaminhadas; apoiar realizações concernentes à mulher e promover entendimentos e intercâmbio com organizações nacionais e internacionais afins.
O CMCF é composto por 17 (dezessete) membros titulares, mais suas suplentes, sendo:
Uma representante do Prefeito Municipal;
Uma representante da unidade municipal de Saúde;
Uma representante da unidade municipal de Educação e Esportes;
Uma representante da unidade municipal de Assistência Social e Participação Popular;
Uma representante da unidade municipal de Desenvolvimento Econômico;
Uma representante da Delegacia da Defesa da Mulher de Franca;
Uma representante da Polícia Civil e Militar de Franca;
Uma representante dos Clubes de Serviço de Franca;
Uma representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Franca;
Uma representante dos movimentos sociais e populares de Franca;
Uma representante das associações e sindicatos de trabalhadores de Franca;
Uma representante das associações de portadores de deficiência de Franca;
Uma representante das faculdades e universidades de Franca;
Uma representante das entidades assistenciais de Franca;
Três representantes da comunidade feminina de Franca (grupos e associações de mulheres e meninas, liderança feminina, grupo de arte e cultura).
Mais informações, orientações e critérios para participação no Pleito Eleitoral constam da Resolução CMCF 01/2018 que “Dispõe sobre o Processo Eleitoral/2018 para renovação de 2/3, do colegiado do Conselho da Condição Feminina e tel.3711-9310.
Essa iniciativa não foi pensada nos últimos dias, envolveu reuniões intersetoriais com várias instituições desde o final do ano passado. Foi algo que nasceu nessas discussões, onde cada escola ou instituição procurou se organizar e levar sua mensagem de paz
Segundo a organização, essa mobilização não tem data para acabar e na medida do possível a intenção é ampliá-la para outras regiões da cidade
O CRAS Norte e o CREAS Moema, ambos unidades vinculados a secretaria de Ação Social, depois das seguidas reuniões intersetoriais da região norte idealizaram a Campanha pela Não Violência “A Paz Começa em Mim”, a ser iniciada terça-feira próxima, dia 17. O grupo é formado por representantes de: escolas municipais e estaduais, PSF, CAPS, Núcleos de Serviços de Convivência (Lions Clube, Pastoral do Menor, CEPROL, Obras Assistenciais Ismael Alonso & Alonso, Belém a Casa do Pão), Núcleo de Serviço em domicílio (ADEFI), Abrigo Provisório, APAE, ESAC, Berçário Dona Nina, Fundação Casa e IJEPAM.
Esta Campanha representa a gestão de território, competência da Política de Assistência, envolvendo todos que buscam fazer a diferença e unir forças para colaborar com a Paz que começa em cada um de nós! Nessa fase de preparação o entusiasmo é grande e em cada local, as equipes estão mobilizadas e promoverão ações para marcar a data.
Assim, neste dia 17 de abril todos os envolvidos irão realizar ações, nos diferentes espaços que participam para simbolizar a abertura oficial desta Campanha que visa ter caráter continuo. O intuito é envolve a população dessas regiões e gradativamente fazer com que esse movimento seja expandido por toda a cidade.
Quem se sentir responsável por agir pelo combate às violências está convidado a fazer parte desse grupo que se reúne mensalmente e define estratégias de ações conjuntas nos diferentes espaços que ocupam! Haverá passeatas, abraços simbólicos a prédios e até trio elétrico para despertar a atenção. Maiores informações, tel. 3711-9302.