Email  

Ação Social

Conselheiros Tutelares são empossados em Franca

 Conselho tutelar original

           A cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares, eleitos em outubro de 2023, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório da Secretaria de Educação.
      O evento, que contou com a presença do vice-prefeito, Éverton de Paula, Vanessa Tristão, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Jandira Ramos, chefe de Gabinete da Secretaria de Ação Social, empossou os 10 conselheiros titulares, sendo 5 para o 1º Conselho Tutelar, o mesmo número para o 2º Conselho e os respectivos suplentes. O novo mandato será no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
      Durante a cerimônia, foram entregues certificados de agradecimento aos conselheiros tutelares, que estão encerrando o mandato no período de 6 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024.
      Após o juramento feito pela conselheira Andréia de Souza dos Santos, os novos membros assinaram o termo de posse. Já os suplentes assinaram o termo de ciência e compromisso.
      Confira a relação dos conselheiros tutelares titulares e suplentes empossados nesta sexta-feira:
1º Conselho Tutelar de Franca
Titulares:
Andreia de Souza dos Santos
Andreia Aparecida Martins
Aniele Cristina Pinto Ferreira
Viviane Cristina Nazaré Santos Silva
Rilda Aparecida Dias do Carmo
Suplentes:
Sirlene Maria dos Santos
Daniel Vitor de Oliveira
Lilian Cristina Pimenta
Aroldo Fernando de Carvalho
Cleoni Fanelli Inácio
2º Conselho Tutelar de Franca
Titulares:
Mirian dos Santos Silva
Ana Carolina Pereira
Vanessa Pereira Duzi Souza
Walquiria Ester Gonçalves da Silva Castro
Iuri de Freitas Timoteo
Suplentes:
Priscila Rejane Robim Grawer
Ronaldo Rogerio
Glaucia Aparecida Machado Limonti
Rafael Henrique Celestino
Ana Livia Oliveira Ferreira Silva
 
Serviço:
1º Conselho Tutelar de Franca
Rua Manacá, 1724 - Vila Flores
(16) 3701-9677 / 3721-4894
 2º Conselho Tutelar de Franca
Rua João Batista Borges, 651 - Jardim Milena
(16) 3703-0295 / 3703-0616
 

Núcleo Reconhecer já prestou 3.345 atendimentos em 2023

 DSC 8025 original

     Em um ano e quatro meses, o Núcleo Reconhecer, vinculado à Secretaria de Ação Social, já realizou 3.345 atendimentos e orientações às pessoas em situação de violência de gênero, orientação sexual e/ou de raça, encaminhadas através dos CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Franca.
     O núcleo, inaugurado em 2022, garante proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa dos direitos de mulheres, população negra e LGBTQIAPN+ que estão em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias.
     No Reconhecer, a Secretaria de Ação Social traz atendimento completo, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos. Até o momento, a maior demanda de atendimento no programa foi por violência doméstica contra mulheres.
     O núcleo é administrado pela Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restauração de Vidas), instituição classificada por meio de chamamento público, conta com um grupo multidisciplinar, composto por coordenador, administrativo, motorista, serviços gerais, educadora social, assistentes sociais, advogada e psicóloga. O espaço oferece escuta qualificada, orientações, encaminhamentos diversos, rodas de conversa, oficinas, visitas domiciliares e acompanhamentos em equipamentos de atendimento e segurança, objetivando a superação da demanda inicial e fortalecimento das vítimas de violência.
     A unidade fica na rua General Teles, 642, Estação, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Interessados em saber mais sobre o serviço podem entrar em contato pelo telefone (16) 4101-5107, que também funciona como WhatsApp.

Doações para o Fundo Municipal do Idoso podem ser feitas até o dia 28

 IDOSA original

     O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Franca (COMUPI) alerta que as doações para o Fundo Municipal do Idoso podem ser feitas até o próximo dia 28, deste mês, último dia de expediente bancário do ano.

     Toda pessoa física que paga o Imposto de Renda (IRPF), apresentando a declaração pelo modelo completo, pode destinar até 6% do valor do IRPF. Já a pessoa jurídica que apura a tributação pelo lucro real, poderá contribuir com 1% do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) devido.

     Para fazer a sua doação, o interessado deverá acessar o site da Prefeitura de Franca, www.franca.sp.gov.br, clicar no link 'Outros Serviços' - "Doações", escolher se fará a antecipação como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica e depois basta selecionar a opção 'Fundo Municipal do Idoso' para realizar a destinação. Na sequência, deve preencher a guia com os dados do contribuinte, indicando o valor a ser destinado, imprimir o boleto e efetuar o pagamento até o dia 28.

    O Fundo Municipal do Idoso é gerenciado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que destinará o recurso para as entidades que apresentarem os projetos sociais, de acordo com as linhas de ação, demandas e prioridades identificadas pelo conselho ou as entidades cadastradas no COMUPI.

Horta Comunitária da Vila Gosuen encerra o ano com 80 famílias atendidas

 WhatsApp Image 2023 12 18 at 11.19.30 original

     Desde o início de suas atividades, há quase nove meses, a Horta Comunitária Urbana da Vila Gosuen já atendeu 80 famílias direta e indiretamente com as verduras plantadas no espaço. A ação, feita pela Secretaria de Ação Social, visa o desenvolvimento de atividades educativas, além da produção de alimentos, estimulando o trabalho voluntário e solidário da comunidade.     Neste ano, 15 famílias participaram diretamente das atividades na horta, e as outras, atendidas pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e em situação de insegurança alimentar, receberam os alimentos.Para se ter uma ideia da produção, a Horta Comunitária da Vila Gosuen plantou, na última ação, 400 mudas de verduras e legumes e colheu em torno de 300 molhos de verduras (alface, chicória e almeirão) e 20 de legumes (abóbora, jiló e berinjela).     As ações da Horta Comunitária contam com assessoria do setor agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da Credicocapec.

A horta

     A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Ação Social, associada ao Programa ‘Cozinhalimento’ e Banco de Alimentos, localizados no Parque dos Pinhais. A Horta conta com diversos canteiros de hortaliças, onde se cultiva desde verduras, como alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, brócolis e outros vegetais, sendo cebola, cenoura, beterraba, entre outros. As beneficiárias são as próprias pessoas envolvidas e, em caso de maior colheita, é feita a distribuição para o CRAS e Banco de Alimentos.

Prefeitura renova convênio com o Governo do Estado para Programa ‘Viva Leite’

 Programa Viva Leite original

       Em reunião na última segunda-feira, a Secretaria de Ação Social formalizou a renovação do convênio do Programa ‘Viva Leite’. O encontro, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, aconteceu em Ribeirão Preto.
      O aditamento do convênio assegura a continuidade no atendimento de crianças com idades entre 0 e 5 anos que precisam de complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo, com ferro e vitaminas A e D.
      O ‘Viva Leite’ atende membros de famílias com renda de até ¼ de salário mínimo. Em Franca, o programa contempla mais de 13 mil crianças por mês. Para Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, ações como o aditamento do convênio ajudam a melhorar e transformar a vida das pessoas, proporcionando uma alimentação cada vez melhor.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais