Email  

Ação Social

Conselheiros da Criança tomam posse nesta 4ª. feira

     Ocorre na manhã dessa quarta-feira, 11, a partir das 8 h, a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCF), que cumprirão mandato até 2020. O ato terá como local o Colégio Champagnat, sala 25, na Av. Champagnat, 1808, centro, aberto a participação de todas pessoas interessadas.

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca informa que com observância a legislação em vigor, com suas atualizações, realizou a renovação do Colegiado para o biênio 2018/2020. Ele é uma instância democrática, garantida pela Constituição, destituída de personalidade jurídica, com poder político. Trata-se de um órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis. Nele está assegurada a participação popular paritária por meio das organizações representativas da sociedade civil.

     Tem as atribuições de deliberar sobre a política dos direitos da criança e do adolescente; controlar politicamente as ações para crianças e adolescentes evitando práticas e programas paralelos, coordenar o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares.

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca é composto por 12 representantes dos órgãos governamentais e 12 representantes da sociedade civil, e, cada membro do conselho tem seu respectivo suplente. O cargo de Conselheiro é de prestação de serviços relevantes à comunidade, portanto não remunerado.

 

Ação Social prepara Campanha ‘A Paz Começa em Mim’

     A Prefeitura organiza por meio de sua secretaria de Ação Social e duas unidades de serviço social (CRAS Norte e CREAS Moema), no próximo dia 17, a Campanha denominada ‘A Paz Começa em Mim’, que vai consistir em atividades variadas envolvendo a comunidade. Nessa data está programada a abertura oficial da Campanha, onde serão feitas mobilizações e enfeitada a fachada do local de trabalho envolvido.

     As ações terão continuidade em locais diferentes ao longo da semana, a partir do lançamento no dia 17, onde o foco é trabalho enfrentamento da violência. Tanto o CRAS Norte como o CREAS do Jardim Moema, através de reuniões intersetoriais, formada por diferentes setores e políticas que atuam nessas áreas da cidade idealizaram essa Campanha pela Não Violência. O grupo é formado por representantes das escolas municipais e estaduais, Programas de Saúde da Família, CAPSAD, núcleos de Serviços de Convivência para Crianças, adolescentes e idosos (Lions Clube, Pastoral do Menor, Ceprol, Obras Assistenciais, Ismael Alonso, Casa do Pão, núcleo de Serviço em Domicílio (Adefi), Abrigo Provisório, APAEC, Esac, Fundação Casa e Ijepam.

     Todos estes segmentos estão empenhados e focados na elaboração de estratégias de enfrentamento às situações de violência. No segundo semestre deste ano foram realizados 4 encontros mensais para estudo e formação sobre aspectos relacionados as diferentes formas de violência, com física, psicológica, contra a mulher, institucional, sexual e outras formas.

     As secretariais de Assistência Social, Saúde e Educação estão sendo informadas sobre a Campanha e seus objetivos. O esforço dos organizadores é em um segundo momento, ampliar a abrangência da Campanha, para além do setor Norte, de modo que todo o município propague a Cultura da Paz e contribua no combate as violências silenciosas presentes no cotidiano. Outras informações, tel. 3705-94878, com Iara Guimarães.

Posse no Conselho da Criança 4ª.feira

     Está programada para a próxima quarta-feira, 11, às 8 h da manhã, a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCF). A informação vem da secretaria de Ação Social, que está acertando os últimos preparativos para realização da cerimonia que marcará a Posse dos Conselheiros para a nova gestão biênio 2018/2020.

     O ato ocorrerá no Colégio Champagnat, sala 25, na Av. Champagnat, 1808, centro, aberto a participação de todas pessoas interessadas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca reforça que com observância a legislação em vigor, com suas atualizações, realizou a renovação do Colegiado para o biênio 2018/2020. Ele é uma instância democrática, garantida pela Constituição, destituída de personalidade jurídica, com poder político. Trata-se de um órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis. Nele está assegurada a participação popular paritária por meio das organizações representativas da sociedade civil.

     Tem as atribuições de deliberar sobre a política dos direitos da criança e do adolescente; controlar politicamente as ações para crianças e adolescentes evitando práticas e programas paralelos, coordenar o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares.

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca é composto por 12 representantes dos órgãos governamentais e 12 representantes da sociedade civil, e, cada membro do conselho tem seu respectivo suplente. O colegiado se reunirá ordinariamente quinzenalmente, as quartas-feiras, das 8 às 10 horas conforme disposto em seu Regimento Interno, no Colégio Champagnat. O cargo de Conselheiro é de prestação de serviços relevantes à comunidade, portanto não remunerado.

     O mandato dos Conselheiros empossados nesta ocasião será de dois anos, ou seja, de 10/04/2018 a 11/04/2020. Atualmente o colegiado é presidido pelo servidor municipal Luis Fernando Nascimento.

Centros Sociais preparam campanha contra violência

     Dois Centros de Referência em Assistência Social, unidades vinculadas à secretaria de Ação Social, o CRAS Norte e o CREAS-Moema, preparam a realização de uma Campanha pela Não Violência. O assunto vem sendo tratado em reuniões intersetoriais, formada por diferentes atores e políticas que atuam na região Norte de Franca. Eles idealizaram a Campanha pela Não Violência “A paz começa em mim”.

     O grupo é formado por representantes de escolas municipais e estaduais, Programas de Saúde da Família, CAPS A.D., Núcleos de Serviços de Convivência para crianças, adolescentes, adultos e idosos (Lions Clube, Pastoral do Menor, CEPROL, Obras Assistenciais Ismael Alonso & Alonso, Bém a Casa do Pão), Núcleo de Serviço em domicílio (ADEFI), Abrigo Provisório, APAE, ESAC, Fundação Casa e IJEPAM, os quais se uniram na proposta de construção de estratégias de enfrentamento às situações de violência.

     No segundo semestre do ano passado foram realizados 4 encontros mensais para estudo e formação sobre aspectos relacionados as diferentes formas de violência, como violência física, violência psicológica, violência contra mulher, violência institucional, violência sexual e outras. O grupo que compõe a Campanha considera que é preciso somar forças e atuar em sinergia pelo enfrentamento das violações, uma vez que a responsabilidade e possibilidade de intervenção é de todos nós.

Nova reunião

     Para a próxima semana, dia 23, será realizada no CRAS Norte, nova reunião dos participantes, ocasião em que será escolhido o logotipo da Campanha e as melhores estratégias para sua abertura oficial que está prevista para o dia 17 de abril. Esta campanha representa a união de todos que buscam fazer a diferença e unir forças para colaborar com a Paz que começa em nós mesmos.

     Nosso objetivo é ampliar a abrangência da Campanha para além da região Norte, de forma que todo o município de Franca propague a Cultura da Paz e combata as violências silenciosas que permeiam nosso cotidiano, diz uma das profissionais responsáveis pelo CREAS-Moema. Os Secretários Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação já foram informados sobre a Campanha e apoiaram a iniciativa para que alcance os seus objetivos.

Ação Social vai limpar área no Santa Adélia

     A secretaria municipal de Ação Social promete limpar nas próximas horas uma área tomada por barracas e objetos descartáveis em uma área no Parque Santa Adélia, próximo a um campinho de futebol anexo ao conjunto de apartamentos dos servidores. A iniciativa tem por finalidade atender solicitações de vários moradores da região e será conduzida com toda cautela e observância a legislação, especialmente as normas regulamentadas em um Termo de Ajustamento de Conduta.

     Alguns moradores em situação de rua que ocupam esse espaço serão convidados a se retirar e os materiais encontrados, recolhidos, identificados e guardado em um local apropriados, informou o secretário de Ação Social, Vanderlei Martins Tristão. Apenas não mencionou o dia e horário da intervenção, mas está organizando uma equipe para chegar e promover o serviço com todos os cuidados que se fazem necessários, porém, deixando o espaço livre e devolvendo-o a comunidade.

     Essa mesma situação deve ser observada em relação a outros locais, já mapeados e com visitas preliminares de advertência para as pessoas que insistem em permanecerem levando colchões, cobertores e outros materiais. Um deles fica na Estação, entre a rua Diogo Feijó e Avenida da Integração, em frente a rotatória onde inicia-se a Avenida Santos Dumont.

Vestiário

     No Parque Santa Adélia momentaneamente só não será mexido no vestiário existente no campo de futebol e ocupado por pessoas em situação de rua. Trata-se de uma edificação mais antiga, cuja demolição implica num pedido judicial de retomada de posse, com prazo fixado para que os ocupantes o desocupem. Mas as tratativas estão em curso para que isso ocorra e essa construção deseja demolida e o espaço público de convivência seja devolvido a comunidade.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais