Inaugurado pelo Governo Municipal há pouco mais de 1 mês, mais precisamente em 9 de outubro deste ano, o Centro de Inclusão Digital, instalado no Terminal Rodoviário da cidade, está cumprindo com seu objetivo de incluir no mundo digital pessoas totalmente leigas no assunto. Atualmente, 24 estudantes, divididos em três turmas diárias, estão frequentando as aulas de iniciação em computação. Nesta sexta-feira, começa uma nova turma, desta vez para o curso de digitação.
João Victor Marthos, monitor responsável pelas aulas, ministradas de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h30, com duração de 1h30 para cada turma, se disse muito contente com o desempenho dos alunos, observando que todos, tanto os jovens quanto os adultos participantes, estão muito comprometidos em assimilar o conteúdo passado. “Dá para perceber que todos estão extremamente conscientes da importância de saber usar um computador”, ressaltou o professor, completando que, para essas primeiras turmas, estão sendo passados os primeiros passos para uso do Windows e também navegação na internet.
No curso de digitação, o conteúdo envolve técnicas próprias para iniciantes, levando em consideração que muitos nunca tiveram contato nem com uma máquina de escrever.
A secretaria de Ação Social, responsável pela condução do projeto, segue empenhada em expandi-lo para outros locais da cidade, a partir de parcerias com entidades comunitárias.