Com o plenário da Câmara Municipal cheio, começou na tarde dessa segunda-feira, 23, a programação comemorativa da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, evento organizado conjuntamente pela Prefeitura com a sua Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal do Idoso (Comupi) e o próprio legislativo. As atividades durante os próximos dias serão diárias e alternadas, reunindo grupos organizados dos Centros de Convivência de Idosos de todas as regiões do município.
Tendo como temática “Amar e Ser: Rompendo Tabus” a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa de Franca depois da abertura oficial nessa segunda-feira, segue com outros atrativos todos eles gratuitos, com atividades culturais, esportivas e de lazer. Durante a cerimônia abrindo o evento foram prestadas homenagens especiais a personalidades que tem se dedicado a causa da pessoa idosa, com a entrega pelo conselho de certificados de reconhecimento, entre eles Aparecida Bérgamo de Carlo, de 80 anos, Paulo Meletti, de 71 e Maria Aparecida Biordo, de 66.
Dentre as apresentações culturais o público presente pôde assistir ao Grupo Musical SCFV Leste, Coral do CCI Avelina, do Jardim Aeroporto 3 e do Coral do CCI Centro, vinculado a Fundação Espírita Judas Iscariotes. A secretária de Ação Social, Eliete Maria Neves, representou o prefeito Gilson de Souza e os trabalhos foram abertos e conduzidos pelo vereador pastor Otávio, já que a Câmara também é parceira nessa realização com as demais instituições, CCIs, Instituições de Acolhimento, Centro Jurídico Social, Unesp/Franca, Unifran, Ambulatórios de Geriatria, Secretaria de Saúde e voluntários em geral.
A programação continua nesta terça-feira e segue até sexta-feira, 27, com palestras e atividades físicas e culturais diárias. Neste dia 24 a movimentação começa cedo no Jardim Aeroporto III, às 8 horas, no Centro de Convivência Avelina com ginástica e dança orientados, depois na rua José Marques Garcia, palestra sobre Sexualidade da Pessoa Idosa com Vitória Faleiros, psicóloga, no Teatro Judas Iscariotes a parir das 14 horas, seguido de orientações sobre Direitos das Pessoas Idosas, com equipe do centro Jurídico Social da Unesp.
Com essa programação a Prefeitura e o Conselho da Terceira Idade buscam proporcionar as pessoas acima de 50 anos, espaços de convivência e encontros de atividades que valorizem o seu papel, preservando sua autonomia e garantindo oportunidades de acesso à convivência familiar, comunitária e social.
O encerramento está previsto para a tarde do dia 27, a partir das 13 horas, com o Baile da Amizade, que ocorrerá no salão Fábrica de Eventos, na rua Distrito Federal, 950, próximo a Igreja Capelinha, com organização coletiva e profissionais do CCI e do SCFV Centro/Leste.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9318, com Mariângela Mende.