Os desafios de se envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas é o tema da 2ª. Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Franca que acontece nesta terça e quarta-feira, 27, no Centro Universitário Uni-Facef. O encontro é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa ldosa de Franca (COMUPI) em conjunto com a Secretaria de Ação Social e reúne profissionais da área e representantes do segmento e a comunidade em geral.
A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Sônia Lúcia da Silva, falou da importância do evento. “A Conferência é muito importante pois discute todos os temas que são relevantes para este segmento. Aborda temas que os próprios idosos sentem como sendo importante para o seu desenvolvimento e para políticas públicas. Além disso, esse encontro é uma preparação para a Conferência Estadual e Nacional. Todos os temas serão debatidos e depois Franca enviará as propostas que saírão desta Conferência. É um espaço onde a sociedade civil se manifesta e diz o que precisa para poder viver com dignidade e envelhecer de forma ativa, saudável e digna.”
Durante a Conferência serão discutidos temas como: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas de Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, cultura e Esporte e Lazer; Educação, de modo a assegurar direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Conselhos de Direitos, seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
A Conferência continua nesta quarta-feira no mesmo local das 13 às 17h30.