A Secretaria de Ação Social empossou nesta sexta-feira, 27, os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi), que terão mandato de dois anos.
O evento aconteceu no auditório da secretaria. O trabalho dos conselheiros é voluntário, sendo o Comupi uma instância representativa permanente, de caráter consultivo e deliberativo, composto por 7 representantes dos órgãos governamentais municipais e 7 representantes da sociedade civil, totalizando 14 titulares, sendo que cada membro titular do conselho tem seu respectivo suplente, resultando em 28 membros.
Dentre as várias funções do Comupi constam a elaboração de propostas que aprimorem as políticas de atendimento das pessoas idosas; acompanhar, fiscalizar, avaliar a política municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; indicar as prioridades a serem incluídas no planejamento municipal quanto às questões relacionadas a pessoa da terceira idade, bem como cumprir e zelar pelo cumprimento das normas constitucionais referentes a pessoa idosa. Também é função dos conselheiros acompanhar os programas e fiscalizar as organizações da Sociedade Civil, governamentais e não governamentais, com ou sem fins lucrativos de atendimento a pessoa idosa por meio de vistorias, análises de documentos e aproximação dos demais órgãos de fiscalização.
As reuniões do conselho acontecem, mensalmente, na Casa da Cultura e do Artista Francano, sempre na última sexta feira de cada mês, das 8 às 10 horas.