O CREAS 1 (Centro de Referência em Assistência Social), localizado na Cidade Nova, realiza nesta sexta-feira, 23, roda de conversa para mulheres em situação de violência e risco. O objetivo é proporcionar reflexão e conscientização para que elas possam ter uma vida melhor.
A iniciativa terá início às 14 horas e preza pelo diálogo socioeducativo, com o intuito de garantir ferramentas a essas mulheres para que possam romper os ciclos de vulnerabilidade delas e dos filhos.
Essa é uma das diversas ações, que têm sido desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social desde maio, mês em que se faz ações para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. O CREAS 1 fica na rua Santos Pereira, 129, no bairro Cidade Nova.
Serviços
Além das rodas de conversa e oficinas feitas nos dois CREAS de Franca, a Prefeitura ampliou as ações para amparar mulheres em situação de vulnerabilidade. De acordo com a Ação Social, apenas nos primeiros meses deste ano, 304 mulheres já foram atendidas e acompanhadas pelos CREAS após sofrerem violência. O número já está perto de superar a marca de todo o ano de 2.022, quando foram registrados 390 atendimentos. Isso indica a importância do serviço para tirar essas vítimas do ciclo de violência.
A Prefeitura também tem o Serviço para Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência. Elas e os filhos são acolhidos e passam a residir em uma casa - cujo endereço é sigiloso - para resguardar suas vidas e com acompanhamento construírem outras possibilidades de trajetória.
Além disso, no ano passado, foi inaugurado o Núcleo Reconhecer, espaço em que a população é acolhida após a violência, em suas variadas formas, e participa de oficinas e outras ações importantes para uma vida melhor. De acordo com a Ação Social, de agosto de 2.022 até agora, foram atendidos mais de 420 casos no Núcleo, que também realiza ações socioeducativas nas escolas municipais, estaduais, Fundação Casa e outros espaços.