Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Franca, em prol da população em situação de rua, seguem sendo exemplos para todo o país. Depois da visita da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, nesta quinta-feira, 20, foi a vez do deputado estadual Eduardo Suplicy visitar Franca e conhecer o Programa ‘Moradia Primeiro’, que poderá ser referência para a implementação da iniciativa a nível estadual.
O deputado e sua equipe foram recebidos pelo prefeito Alexandre Ferreira, em seu gabinete. A visita contou com a participação da secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, servidores da pasta, da Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, organização responsável pelo Espaço Dignidade e pela Abordagem Social.
Suplicy verbalizou o reconhecimento pela iniciativa da Prefeitura de Franca na implantação de estratégias, que potencializam a autonomia das pessoas em situação de rua, a exemplo do ‘Moradia Primeiro’, que rompe o ciclo de vida nas ruas, garantindo dignidade aos atendidos.
O deputado também parabenizou o prefeito e a equipe pelas ações da Política de Assistência Social, incluindo o benefício ‘Família de Origem’ e a redução no número de crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência em serviços de acolhimento, mantendo-as junto aos seus familiares.
Outro projeto da Prefeitura de Franca, que também poderá se tornar exemplo para o estado, é o modelo de acolhimento em Casas Lares para os idosos. Após a reunião com o prefeito, Eduardo Suplicy foi até a casa de um homem assistido pelo Programa ‘Moradia Primeiro’ para saber como funciona e se despediu levando informações dos projetos de Franca para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.