No dia 15 de Junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra os idosos e criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratos à pessoa idosa existem e devem ser combatidos.
O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Franca (COMUPI), ressalta que é importante respeitar o princípio da autonomia e sempre tentar identificar e intervir nas situações de violência, não só física, contra o idoso. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.
O Brasil possui um conjunto de leis – como o Estatuto do Idoso -, além de dispositivos e ações interdisciplinares, que promovem o envelhecimento saudável e asseguram o cumprimento de direitos garantidos por lei; participação social e cuidados de atenção especial à saúde.
O cidadão pode se engajar nessa luta contra a violência contra o Idoso através:
1. Do Ministério Público: abandono, maus-tratos, negligência.
2. Da Delegacia de Polícia: vitima de crimes como furto, lesão corporal, carcere privado, desaparecimento e perdas de documentos, etc.
3. Da Defensoria Pública: orientação jurídica e atuação em juízo.
4. Do disque denuncia (disque 100 ou 181)
5. Dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
6. Da Internet: http://www.disque100.gov.br/
Mais informações no tel.: 3711-9318.