O auditório do Centro Universitário Uni-Facef está sendo palco nesta segunda e terça-feira, do Encontro Integrado que está discutindo a Proteção Social Básica e Especial, envolvendo os profissionais da área, o público em geral e comunidades assistidas. A iniciativa é da secretaria municipal de Ação Social que abriu os trabalhos nesta segunda-feira com a recepção aos participantes seguido da contextualização da secretaria de Ação Social junto à sociedade e algumas apresentações.
Ao longo do dia foram mostrados os resultados das diversas unidades de serviço, a partir de um trabalho orientado com a Formação Continuada durante o ano. Essa formação em parceria com o Instituto Paulo Freire, envolveu mais de 330 h de atividades desde o começo do ano, com a participação da equipe de Gestão, dos trabalhadores da secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, Centro Pop, Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e Equipe de Monitoramento e da rede socioassistencial prestadora de Serviços.
Nesta terça-feira a programação começa novamente às 8h30 e segue até o fim da tarde. Inicialmente com relatos sobre o trabalho dos CRAS/PAIF, na inter-relação com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço a domicílio. Serão demonstradas as principais ações desenvolvidas durante este exercício. No período da tarde está previsto debate com os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) culminando com uma apresentação dos Conselhos Tutelares, avaliação aberta e escrita e a entrega dos certificados.
Com a realização desse evento a secretaria de Ação Social e o Instituto Paulo Freire tem como propósito, apresentar um apanhado geral do que e como foram as atividades durante o ano, direcionadas aos profissionais de Assistência Social envolvidos dentro do processo formativo. E sobretudo, os objetivos de sociabilizar, refletir e construir propostas na teoria e prática da Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência (SUAS) para o ano que vem.