A comunidade envolvida participou de atividades associadas às reflexões necessárias para a construção coletiva de relações mais justas e respeitosas.
A comunidade envolvida participou de atividades associadas às reflexões necessárias para a construção coletiva de relações mais justas e respeitosas.
O prazo segue até o dia 26 de junho
Teve início, essa semana, mais uma turma do Time do Emprego no Centro POP. Essa é a segunda turma oferecida à população de rua, sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalho). O objetivo do programa é oferecer orientação e capacitação necessárias para recolocação no mercado de trabalho.
Esse trabalho vai proporcionar capacitação a 17 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e são atendidas atualmente pela Secretaria de Ação Social. Essa é uma forma de ajudá-los no processo de reintegração social, ao núcleo familiar e ao mercado de trabalho. No ano passado, foram 15 participantes e 10 conseguiram uma colocação no mercado.
Serão realizados 20 encontros, nos quais os participantes têm a oportunidade de identificar e avaliar suas habilidades e saber usar isso a seu favor na hora de buscar um emprego. Eles aprenderão como elaborar currículos, como se comportar em entrevistas e a responder questionários de seleção. Além disso, o programa também ensina a pessoa desempregada a se planejar financeiramente para enfrentar esse período em que não possui uma renda.
Dia 12 próximo, terça-feira, comemora-se o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil e para marcar essa passagem, uma série de atividades serão organizadas na praça Nossa Senhora da Conceição, centro de Franca, a partir das 13h30. A expectativa, com o envolvimento de instituições parceiras de órgãos como Prefeitura, Sabesp, unidades governamentais do Estado e da União, é de reunir em torno de 550 jovens para alguns momentos de reflexão sobre o tema.
Estão à frente dos preparativos, por meio do Fórum de Combate ao Trabalho Infantil, equipes representantes da secretaria municipal de Ação Social, do Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Junto com os pronunciamentos de autoridades que atuam na área e a presença dos representantes de instituições como Senai, Senac, CIEE e Esac, está previsto um momento de recreação, organizado por uma equipe especializada na área.
Mais informações, tel. 3711-9302.
A secretaria municipal de Ação Social está iniciando essa semana, a temporada dos chamamentos públicos que envolverá a celebração de parcerias com entidades para o trabalho de assistência com pessoas idosas, crianças e outras que carecem de amparo. O intuito é formalizar novo termo de colaboração já que em dezembro passado, quando findou o prazo da parceria até então em vigor, as instituições não foram habilitadas e ou credenciadas e emergencialmente foi feita uma prorrogação.
Agora segundo o secretário de Ação Social, será necessário um novo chamamento público a partir do atendimento das exigências legais e uma inovação está sendo acrescentada nesse processo. A secretaria oficiou a Câmara Municipal, Defensoria Pública e outros setores representativos da cidade, para que designem um representante para acompanhar os trâmites. Segundo Vanderlei Tristão o intuito é garantir transparência total para que não pairem dúvidas.
As publicações dos chamamentos, em forma de Edital, ocorreram no último mês e todos tem ciência da documentação que deve ser apresentada para análise e os prazos contidos em um cronograma prévio. Inicialmente esses chamamentos são para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos/ Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência na Modalidade Residência Inclusiva / Execução de Ações Esportivas, Culturais, Educativas, de Lazer e outras voltadas a pessoa idosa.
O outro refere se aos chamamentos do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos na modalidade Abrigo Institucional / Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias na modalidade Abrigo Institucional / Serviço de Proteção Social especial para pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias na modalidade Centro dia. A instituições que retiraram o Edital e prepararam a documentação, em caso de dúvidas, devem fazer contato com a secretaria de Ação Social, através do tel. 3711-9239.