A Prefeitura reforçou a estrutura de atendimento aos moradores em situação de rua na cidade, criando novos serviços e passando a manter, diariamente, equipes de abordagem naqueles locais mais conhecidos, conversando com essas pessoas, oferecendo a elas, orientação e opção de pernoites em local adequado com alimentação. Ao todo, agora são três unidades estruturadas e mantidas pelo município: Abrigo Provisório, com 48 vagas, Casa de Passagem com 40 e mais 40 vagas, no recém criado Serviço de Pernoite, no Espaço Dignidade, com um total de 128 vagas diárias.
Com o registro de baixas temperaturas nos últimos dias e previsão de continuidade desse clima, a Secretaria de Ação Social, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, destinou um conjunto de cobertores e agasalhos para essas unidades de acolhimento. O intuito, ao oferecer esses cobertores, é dar o amparo básico as pessoas que ainda permanecem em situação de rua.
O novo serviço credenciado de pernoite, com novas 40 vagas diárias, já permitiu atender mais de 70 pessoas diferentes, que inicialmente entravam às 19h e saíam às 7h. A demanda diária das últimas semanas mostrou que seria recomendável ampliar esse tempo, antecipando o início do atendimento para às 17h, seguindo até às 8h, onde recebem junto com o acolhimento, alimentação, a estrutura para banho, higiene pessoal e o café da manhã.
Aliado a abordagem, onde as equipes transmitem orientações gerais dos serviços de apoio que o município oferece, é feito um cadastro das pessoas, onde havendo necessidade, são auxiliadas na retirada de documentos e atendimento de saúde.