Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 15, o 'Núcleo Reconhecer', que será responsável pela execução do Programa de Atendimento, Proteção e Defesa às Pessoas em Razão de Violência de Gênero, de Orientação Sexual e de Raça. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, primeira dama, Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, vereadores, Juliana Paiva, delegada da Delegacia da Mulher (DDM), Cláudio Scavassini, promotor de Justiça, PM Aparecida, Patrulha Maria da Penha e representantes dos conselhos municipais Condecon, da Pessoa com Deficiência e Condição Feminina.
A nova unidade, que vai funcionar em um imóvel na rua General Telles, 642, no Bairro Estação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, terá a gestão da Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restaur Ação de Vidas), entidade classificada, por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social.
O Núcleo Reconhecer tem o objetivo de identificar e acolher as pessoas em situação de violência de Gênero, de Orientação Sexual e/ou de Raça, garantindo proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa de seus direitos, como mulheres, população negra e LGBTQIA+ em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias, residentes na cidade.
Marina Borges de Araújo, coordenadora do núcleo, informou que o novo serviço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenador, administrativo, motorista, serviços gerais, educador social, assistentes sociais, advogado e psicólogo, onde o público beneficiado receberá um atendimento completo, objetivando o rompimento do ciclo de violência, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos.
Segundo ela, a estimativa é atender cerca de 100 pessoas ou famílias, por mês, por meio de demanda espontânea e encaminhamentos da unidade de referência, sendo o tempo de acompanhamento, de acordo com a demanda e as necessidades apresentadas pelo usuário, buscando, prioritariamente, a superação e/ou rompimento do ciclo de violência.
Durante sua visita ao local, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância desse novo serviço para a cidade, onde as pessoas acolhidas poderão receber um atendimento completo, buscando mais qualidade de vida. "Aqui, há orientação, encaminhamentos e ações específicas para a defesa de direitos desta comunidade. Para se ter ideia da importância deste novo projeto da Prefeitura, apenas no ano passado, o nosso Centro de Referência em Assistência Social recebeu 40% mais solicitações para acompanhamento de violências. O que a gente quer é interromper esse ciclo de violência no núcleo familiar, para que no futuro, a criança possa formar uma família bem estruturada e que não seja vítima de violência também, como foram os pais e os irmãos" reiterou o prefeito Alexandre Ferreira.