A Prefeitura e a Secretaria de Ação Social trabalham nos preparativos das comemorações no final deste mês, dos 20 anos do Serviço Família Acolhedora na cidade, duas décadas de história. São poucos os serviços públicos voltados para crianças e adolescentes que completam vinte anos de trabalho efetivo.
Em 1998, de maneira peculiar e originalmente, o Serviço de Acolhimento Familiar foi criado em Franca envolvendo: Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.
O serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.
Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda que está em permanente crescimento.
Comemoração
Para marcar e difundir mais esse trabalho feito na cidade, a equipe do Família Acolhedora prepara um evento em comemoração aos 20 anos de existência do programa para o dia 31 deste mês, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro - Parque Francal, a partir das 19 h. Será uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre esse trabalho, ouvir depoimentos e constatar como o serviço fez e continua fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente das crianças.
Para uma melhor organização do conteúdo a ser mostrado os organizadores estão pedindo que as pessoas interessadas façam sua inscrição previamente, até o dia 26 próximo (sexta-feira), através do tel. 3701-1058 ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por uma questão de comodidade as vagas serão limitadas a capacidade do local.