Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes no Municipal

Tamanho da letra:
 DSC 6606
     A Secretaria de Ação Social proporcionou nesta semana, duas encenações teatrais focadas na temática ‘Prevenção a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, de conteúdos e títulos diferentes. A primeira apresentação ‘Segredos de Leo’ foi direcionada para as crianças e a segunda, ‘Pelo Nosso Amor’, voltada para adolescentes a partir de 14 anos, adultos e pessoas idosas. Essas apresentações foram organizadas para o público formado por participantes dos serviços socioassistenciais de todas as regiões da cidade. 
     A peça ‘Segredo de Léo’ é uma montagem da Cia de Teatro e foi encenada na terça-feira, com o Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’ cheio, onde a Prefeitura ofereceu, gratuitamente, o transporte para cerca de 300 pessoas, que compareceram em cada uma das sessões e 7 ônibus foram utilizados.
     Com esse tipo de  iniciativa, a Secretaria de Ação Social que realiza, por meio das unidades de atendimento social, contatos diários com realidades das mais diversas, acolhendo e procurando auxiliar de alguma forma, essa população mais vulnerável, buscou oferecer a esse público algo diferente. O propósito foi levar esse público a refletir, com mais atenção, sobre a violência doméstica. 
 
Resumo do primeiro espetáculo
     A montagem ‘Segredo de Léo’ retrata uma situação em que os pais de Leo estão cada vez mais intrigados pelo estranho comportamento do filho, que se nega a sair do quarto e participar das atividades, que faziam parte de seu cotidiano, como jogar futebol, frequentar a escola, brincar com os amigos e, principalmente, conversar. Ele agora está diferente do menino levado e    brincalhão, que sempre foi. Algo estranho aconteceu. 
     Todas as alternativas para ajudar o garoto tinham passado pelas ideias de seus pais, entre elas castigo, surra, consultas psicológicas, mas até então nada adiantava, por vezes até pioravam o problema. Eis que surge uma esperança, um investigador, o “Jack Roberto”. Esse inteligente e atrapalhado detetive que foi contratado para desvendar um grande mistério “O Segredo de Léo”. E só depois de muitas conversas e tropeços, Jack faz uma descoberta que mudará a vida do menino.
     A segunda apresentação, iniciada às 14h30, foi oferecida para o público de adolescentes e adultos em geral, abordando a temática ‘Pelo Nosso Amor', onde os artistas retratam a relação de João e a mulher Irene. Ambos se amam muito e sustentam um relacionamento desde o colegial, onde tudo se inicia. Jovens e imaturos concebem uma filha, fonte de um resultado do inesgotável amor do casal, que logo é concretizado pelo casamento. Depois de alguns anos, Irene percebe que seu marido vem a agredindo desde sempre, com frequência por motivos banais. Todos os conflitos são presenciados por Bia (plateia), criança que evidencia negligência, violência doméstica e uma série de abusos durante sua infância. Um dia, Irene se depara com o extremo. Ela flagra João abusando de sua tão amada filha. E agora Irene? Dar um ponto final nisso tudo? Ou perdoar mais uma vez? 
     A peça “Pelo Nosso Amor” é inspirado na linha do teatro do oprimido (Augusto Boal), assim escrito integralmente com a ideia de tornar o público personagem ativo da história, essa composta pelos personagens marido, esposa e filha. A peça usa uma abordagem contundente sustentada por cenas realistas, que evidenciam diversas situações de opressão contra a mulher e abuso sexual infantil, dentro de um jogo composto pelos personagens e propostos em cena pelos próprios atores e diretor. 
     Todas as cenas praticadas com diligência, de maneira simbólica e metafórica, assim possibilitando trabalhar a poesia e o romantismo de forma um tanto quanto irônica e provocativa. Dessa forma, o desenvolvimento do espetáculo ocorre sutilmente envolvendo o público diretamente na história. Nesse projeto, o público é estimulado a refletir sobre violência contra a mulher, desigualdade de gêneros, abuso sexual infantil, machismo, hipocrisia, violação de direitos.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais