A Prefeitura de Franca promoveu na manhã dessa quarta-feira, 20, no auditório do Senac, em apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, uma reunião de orientação e esclarecimentos sobre a legislação que regula o processo eleitoral dos futuros Conselhos Tutelares. Como estabelece a legislação federal, esse pleito deve ocorrer no ano subsequente a eleição do Presidente da República e as medidas preliminares, como publicação do Edital com as diretrizes geral, precisa ser feita impreterivelmente até o dia 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição (que deve ocorrer no dia 6 de outubro).
Durante boa parte da manhã representantes de Conselhos Municipais de Franca e cidades da região acompanharam as exposições feitas. O servidor e ex-secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura, Jerônimo Sérgio Pinto, por solicitação do Conselho da Criança e do Adolescente, compartilhou com os presentes várias informações e se colocou a disposição para auxiliá-los nesse processo que precisa avançar com certa rapidez, já que restam pouco mais de um mês para a publicação das regras gerais em Edital.
A partir daí virão as etapas seguintes, que deve ser uma capacitação prévia com os pretendentes, onde para este ano pensa-se em realizar uma reunião prévia com orientações gerais sobre o que é ser Conselheiro Tutelar e suas atribuições. Depois será feita uma avaliação e nos últimos 30 dias que antecedem a data do pleito, os inscritos habilitados ficarão livres para as campanhas no corpo a corpo. Em Franca serão eleitos 10 candidatos titulares e respectivos suplentes, para o Primeiro e Segundo Conselho (sede e Estação), cujos detalhes, se será feito de forma unificada ou não, deverá ser resolvido nas próximas semanas através do Conselho da Criança e Adolescente.
Uma representante de uma instituição privada também esteve presente, transmitindo informações e se colocando à disposição para colaborar nesse processo junto aos Conselhos que tiverem dificuldades.