Email  

Secretária Nacional dos Direitos Humanos visita Franca para conhecer o projeto Moradia Primeiro

Tamanho da letra:

 direitos humanos original

       A segunda-feira, 29, foi de visitas em Franca. A secretária nacional dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, acompanhada de diretores e assessores, esteve na cidade para conhecer os projetos da Secretaria Municipal de Ação Social, voltados para as pessoas em situação de rua. Dentre eles, o 'Moradia Primeiro', que será referência para a implementação da iniciativa a nível nacional.
         A secretária foi recebida pelo prefeito Alexandre Ferreira, em seu gabinete. Além dos representantes do Governo Federal, participaram do encontro, servidores da Secretaria de Ação Social, Defensoria Pública, a Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, organização responsável pelo Espaço Dignidade e pela Abordagem Social e duas pessoas assistidas pelo projeto 'Moradia Primeiro'. 
      O prefeito explicou como funciona a ação, que tem como objetivo, disponibilizar a locação de um imóvel, com a Prefeitura sendo responsável pelo pagamento do aluguel, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida. Atualmente, 110 pessoas estão inseridas na iniciativa. A secretária afirmou que o 'Moradia Primeiro' de Franca é pioneiro no país e destacou a importância do olhar que a administração pública do município está tendo a quem precisa. “Essas ações feitas são muito importantes e se vê um empenho para cuidar dessas pessoas. Estamos felizes de ver, como as coisas são executadas e nos colocamos à disposição”, disse.
    Durante o encontro, Isadora aproveitou para convidar o prefeito e a Secretaria de Ação Social para participar de um Seminário Internacional que acontecerá, nos próximos meses, com o intuito de apresentar a outros países, o que Franca tem feito para as pessoas que estão nas ruas. 
    Leonardo Pinho, diretor nacional da Política para População em Situação de Rua do Governo Federal, disse que a cidade é inspiração para as capitais Recife e São Paulo e que essa política pública adotada por Franca deve ser expandida para todo o Brasil.
 
Emoção
     A reunião contou com a participação de Vitor Teodoro e Clara Rodrigues. Eles já moraram nas ruas de Franca e, hoje, estão sendo assistidos pelo projeto 'Moradia Primeiro'.
    Em conversa com o prefeito Alexandre Ferreira, Clara contou que ela e o marido foram para as ruas em 2.019, por não conseguirem pagar o aluguel. Em 2.021, a equipe de Abordagem Social conduziu-os para o Espaço Dignidade.  Desde então, ela e o marido moram em um sítio. “Antes, a gente era caseiro. Hoje, a gente arrendou o sítio, tem nossa plantação, nossos seis cachorros e uma alegria só”, disse Clara, que ainda leu uma carta que escreveu ao prefeito e à equipe da Ação Social, em agradecimento por ter saído das ruas.
    Vitor tem 63 anos, sendo que 13 deles, viveu sem um teto. Há 15 dias, ele aceitou o amparo das equipes de Secretaria de Ação Social e já está pronto para alugar uma casa. “Hoje, eu estou em uma pensão e agradeço muito tudo que fizeram por mim. Vocês (Prefeitura) me acolheram, hoje eu tomo banho, como, durmo na pensão, mas já quero minha casinha”, disse. 
 
Visitas
     Após a reunião no gabinete, a secretária e a comitiva seguiram para residências de pessoas assistidas pelo 'Moradia Primeiro', na Vila Gosuen, Jardim Aeroporto e Vila Santa Terezinha. Eles se despediram com informações dos projetos de Franca para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e o compromisso de que a cidade participará do seminário internacional, voltado às políticas públicas para aqueles que vivem nas ruas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais