Em meio a apresentações culturais, a Semana de Valorização da Pessoa Idosa de Franca será aberta na segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, com um momento de homenagens a três personagens previamente escolhidos mediante eleição junto aos seus Centros de Convivência. No mesmo local, a partir das 14 h estão previstas as participações do CCI da Fundação Judas Iscariotes, Poesias, Grupo Musical e de Samba dos Centros de Convivência das regiões Leste, Centro, Nortes e Oeste.
Os homenageados
Na parte de poesia, estão certas as presenças dos poetas Filomena de Jesus Ribeiro e Francisco Paixão de Andrade. Entre os homenageados na ocasião, estão, na categoria pessoa idosa acima de 60 anos, Maria Luiza da Rocha, que é natural de Bela Vista do Paraíso. Em dezembro de 1990 veio para Franca para cuidar da saúde do marido e aqui ficou. É voluntária na Casa da Sopa ‘Avelina’ há 22 anos no Aeroporto 3. Tem na professora, Vevinha uma das grandes incentivadoras: ‘é uma pessoa muito especial na minha vida, ela me ajuda tanto, com ela aprendi a ler e escrever...’
Nélson Fanan , 86 anos, é outro que foi lembrado no “Valores da Maturidade’. Nascido em 32, em Franca, começou a trabalhar aos 12 anos, como ajudante de farmácia, depois sapateiro, função em que atuou por 40 anos até se aposentar em 86. Leva no rosto um sorriso meigo e tem sempre uma palavra amiga e sábia para os que estão à sua volta. Gosta de frequentar a academia ao ar livre e participar dos grupos de apoio e oficina de memória do CCI da Saúde, além de se manter atuante na igreja, como membro da Liga Jesus Maria José.
Dalva Darcy Sobral, 72 anos, natural Lucélia, será a terceira personagem a ser homenageada. Morou também em Dracena e São Paulo, passando por situações das mais adversas que a fizeram crescer em todos os sentidos. Em retomou os estudos, o o fundamental, o médio e dois anos de língua espanhola na Unesp pela Unati. Afirma que seu filho especial despertou nela sentimentos que só ouvia falar, pois conheceu, sentiu e viveu! E o City Lions completou, onde é voluntária, ensina crochê com barbante e realizou antigos sonhos, conhecendo pessoas incríveis.