Com o intuito de proporcionar mais lazer, esporte e cultura à população, de forma gratuita, a Prefeitura de Franca firmou convênios com organizações da sociedade civil nas áreas esportivas, paradesportivas e culturais da cidade por um período de um ano, nesta segunda-feira, 31.
Serão 31 projetos culturais e esportivos em 81 núcleos de atendimento, o que poderá contemplar mais de 7.450 pessoas. A formalização e assinatura dos convênios aconteceu no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira que, ao lado do presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Mateus Caetano, recebeu os representantes das entidades.
As parcerias possibilitarão que crianças, adolescentes, adultos e idosos tenham acesso a atividades em várias modalidades esportivas e alto rendimento, como futebol masculino e feminino, judô, tênis, voleibol feminino, futsal, basquete, atividades de promoção da saúde e manutenção dos próprios esportivos municipais. Na parte cultural, há aulas de música, fanfarra, hip-hop, dança, artes visuais, teatro e outras manifestações.
Durante a assinatura, o prefeito destacou a importância da parceria com as organizações da sociedade civil. “Através dessas parcerias e do investimento em esporte e cultura, estamos garantindo mais estrutura, segurança e qualidade de vida para as pessoas”, disse.
O chefe do Executivo informou ainda que, neste ano, já estão sendo beneficiados pelos Programas Bolsas Atleta e Treinador, e pelo Bolsa Cultura, mais de 400 pessoas.
Mais esporte
Além das parcerias, a Prefeitura de Franca já realizou a entrega de sete unidades do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer) na Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorothea, Franca Polo, Moema e Samello Woods e está construindo novos locais esportivos no Palma e Vila São Sebastião/Continental, além do Parque Progresso, em processo de licitação. Também foram entregues Areninhas nos bairros Zanetti, Palermo e Paulista; nova pista de skate no Recanto Elimar; vestiário e melhorias no campo da Vila Exposição; revitalização da Praça da Juventude e do Centro de Esportes do Cambuí; instalação de Centro de Xadrez e Damas; implantação do Programa ‘Parques de Franca’; entrega de materiais esportivos e uniformes, além do e-Games, torneio de jogos eletrônicos.
Mais cultura
A arte, em suas variadas formas, também recebeu investimentos. Além das reformas na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” (com horário ampliado de funcionamento, das 8 às 20 horas de segunda a sexta-feira), e do Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”, a FEAC retomou o tradicional Festival “Águas de Março”, sala de cinema na Praça da Juventude; melhorias na Pinacoteca “Miguel Ângelo Pucci”; retomada da feira de artesanato “Franca Feito à Mão”; adesão à Lei Federal Paulo Gustavo, que prevê recursos aos artistas; oficinas na Biblioteca Municipal e parcerias com instituições para proporcionar mais cultura a todos.