Notícias

Alfabetiza Juntos: Educação realiza encontro sobre Boas Práticas adotadas em sala de aula

Alfabetiza Juntos original
 
      Nesta semana, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para acompanhar a apresentação de boas práticas de alfabetização realizadas ao longo do ano letivo nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “É uma oportunidade que todos têm de trocar experiências construídas neste processo formativo de boas práticas de alfabetização embasadas nos estudos realizados no Programa 'Alfabetiza Juntos'. O principal objetivo foi oferecer um espaço de socialização de experiências, de modo a ilustrar o processo de desenvolvimento desta ação formativa que proporcionou um avanço qualitativo da alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal de ensino”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      A apresentação das práticas é o encerramento do trabalho desenvolvido com 41 coordenadoras pedagógicas e 274 professores, impactando na aprendizagem de 6 mil estudantes.
      Em 2024, o governo federal impulsionou para todo o país o Programa 'Compromisso Nacional Criança Alfabetiza' que tem por objetivo um conjunto de ações educacionais voltadas para a alfabetização de todos os estudantes ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental.
      Márcia Gatti disse que juntamente com o programa federal, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa 'Alfabetiza Juntos' que, durante todo o ano, em regime colaborativo entre as redes estaduais e municipais de educação, também propôs ações formativas com foco na alfabetização na idade certa.
      Durante a reunião, coordenadores pedagógicos e professores apresentaram algumas práticas, que foram adotadas em sala de aula e que impactaram diretamente no aprendizado dos alunos como, por exemplo, práticas de leitura e escrita que auxiliam no processo de alfabetização, utilizando a música e a literatura como recursos para a construção da identidade, uso de verbetes de enciclópedia, textos científicos e informativos para o desenvolvimento da leitura com autonomia, dentre outras práticas que enfatizaram a importância da ludicidade no processo de aquisição da leitura e da escrita.
      Ao longo do ano, a Rede Municipal de Ensino de Franca realizou 7 encontros formativos com articuladores municipais, formadores da Secretaria de Educação, coordenadores pedagógicos e professores de sala que atuam junto às turmas de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “O processo formativo possibilitou a inserção de boas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, aprimorando o olhar do professor para o processo de ensino e aprendizagem na busca da alfabetização de todos os estudantes na idade certa”, encerrou.

Tênis de Mesa da FEAC/Franca joga em Chapecó

tenis de mesa original
 
      A equipe de Tênis de Mesa de Franca, representada pela FEAC, participa a partir desta quinta-feira, 5 até o dia 11, do IV TMB Platinum Brasileiro Interclubes Olímpico e Paralímpico, em Chapecó/SC. A agremiação francana teve a atleta Patrícia Martins convocada para a Seleção Paulista, onde além de representar Franca na categoria individual, estará competindo também pelo Estado de São Paulo na categoria classe WD20 por duplas no campeonato.
      O atleta Mateus Moreira, que é o atual campeão brasileiro da categoria Sub-7, defenderá o título e também atuará pelo sub-9.
      Gabriel Moreira representa Franca nas categorias Sub-9 e Sub-11. O técnico Lucas Felizardo também foi convocado para a Seleção Paulista. Somando a estes talentos, outros três revelados nas categorias de base da cidade foram chamados para compor a Seleção Paulista na mais recente convocação.

Franca prepara modernização dos serviços de protocolo

Central de Atendimento original
 
      A Prefeitura de Franca aderiu ao SEI Cidades (plataforma digital de gestão eletrônica de documentos e processos), operada pelo Governo do Estado de São Paulo, a partir de um acordo de cooperação técnica firmado com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ela foi disponibilizada para os 645 municípios paulistas, cujo objetivo é ampliar a transformação dos procedimentos, permitindo maior agilidade nos trâmites e redução de custos, eliminando a utilização de papeis.
      Desde a última segunda-feira, colaboradores designados por cada uma das secretarias da Prefeitura estão participando, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), de um treinamento ministrado por equipes de TI (Tecnologia da Informação), da própria Prefeitura que, anteriormente, participaram de uma capacitação em São Paulo. O objetivo é prepará-los e qualificar os servidores para que a partir de 2025, o novo sistema seja gradativamente implantado, tendo como ponto de partida a Central de Atendimento (protocolos em geral) e demais departamentos que trabalham com trâmites de documentos.
      Para a próxima semana, está programado um treinamento complementar e presencial com profissionais da Prodesp, empresa de informática do governo paulista, também no Uni-Facef, das 9h30 às 16h30, atividade que seguirá no dia seguinte. Especializada no desenvolvimento e implementação de programas e soluções para os órgãos estaduais e Prefeituras, sempre focada na dinamização dos serviços, melhoria de processos operacionais, da gestão do Estado e do atendimento ao cidadão. Participarão além dos servidores locais, dos municípios da região.
      Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Petersson Faciroli, o intuito ao implantar o SEI Cidades em Franca, além de melhorar a eficiência dos serviços prestados, conectados com o mundo tecnológico é diminuir o consumo de papel e também reduzindo gastos. Estimativas preliminares indicam que o consumo anual de papel em toda a estrutura administrativa da Prefeitura que, em 2024 chegou a aproximadamente 110 toneladas, poderá ser reduzido em, pelo menos, 40%, representando uma economia em recursos na ordem de R$ 500 mil por ano.
 
No Estado
      O SEI Cidades utiliza o Sistema Eletrônico de Informações, plataforma para a gestão digital de documentos e processos, desenvolvida pelo TRF-4. No Governo de São Paulo, o sistema está agilizando processos internos, reduzindo o uso de papel, otimizando o tempo e recursos e ainda facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços governamentais de maneira mais ágil e descomplicada.
      Informações do início deste ano, conforme fonte do próprio Estado, indicam que com o SEI no Governo de São Paulo, eram mais de 252,5 mil usuários habilitados com o trâmite de cerca de 4,16 milhões de processos e documentos administrativos entre os 84 órgãos e autarquias estaduais. Ao colocar todos os processos de forma eletrônica, a economia de papel representou 40,7 mil pés de eucaliptos preservados e poupou R$ 960 milhões para o Estado.

FEAC promove Passeio Ciclístico Noturno nesta quinta-feira

passeio cilistico original
 
      O tradicional Passeio Ciclístico Noturno, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a Sociedade Esportiva Franca, acontece nesta quinta-feira, 5, em avenidas da cidade.
      Os interessados em participar, podem se reunir no local de partida, no Complexo Poliesportivo, a partir das 19 horas, com bicicleta e equipamentos de proteção.
      O percurso será de saída e retorno no Póli, subindo a rua Capitão Zeca de Paula, passando pelo Centro, pegando as avenidas Presidente Vargas, Brasil, Adhemar de Barros, Hugo Betarello, Santa Cruz, Ângelo Pedro, pela rua Prof Maria Faleiros, avenidas Champagnat e Antônio Caetano e retorno.
      O Passeio Ciclístico tem o intuito de reunir os francanos que gostam de praticar ciclismo, seja de modo amador ou profissional, proporcionando aos participantes momentos de integração e socialização.
 

Festivais de Ballet e Ginástica movimentam cerca de 1,6 mil crianças no final de semana

festival feac 0153
 
      O final de semana promete muita emoção e um verdadeiro show de talentos promovido pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). São os Festivais de Ginásticas Rítmica, Artística e Ballet. Serão três dias de apresentações que começam na sexta, 6 e terminam no domingo, 8.
      Na sexta-feira, 6, cerca de 500 alunos do Projeto 'Escolinhas Esportivas' de Ginástica Rítmica e Ballet apresentam o Espetáculo: 'Alice no País das Maravilhas'. A apresentação acontece a partir das 19h30, com entrada gratuita
      Já nos dias 7 e 8, tem o Festival exclusivo de Ginástica Artística a partir das 18h30. São cerca de 1.100 crianças entre 4 e 14 anos que apresentarão coreografias dentro do Espetáculo: “Ritmos pelo Mundo”.
      De acordo com Mateus Caetano, presidente da FEAC, será uma viagem pelo mundo e os alunos irão interpretar os mais importantes "popstars" de todos os tempos. “Por conta da quantidade de alunos, o espetáculo ficará dividido em dois dias, com o mesmo tema e grupos diferentes”, disse.
      Nos três espetáculos (sexta, sábado e domingo), a entrada é livre e gratuita. As apresentações serão no Ginásio Pedrocão, no Complexo Poliesportivo.

Educação premia campeões da Jornada Municipal de Matemática

Jornada de Matematica original
 
      Estudantes e professores da Escola Municipal “Sueli Contini Marques”, no Jardim Tropical, conquistaram o primeiro lugar na Jornada Municipal de Matemática.
      O projeto foi desenvolvido na rede municipal, envolvendo 25 unidades escolares, 74 salas de aula e uma média de 1.800 alunos dos 5º anos.
      Para a final ficaram quatro duplas de quatro escolas diferentes, sendo as EMEBs Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, Profº César Augusto de Oliveira, Profº Antônio Manoel de Paula e Sueli Contini Marques.
      A dupla vencedora é composta por Lívia Fonseca Faleiros e Ettore Couto Spirlandelli. “Eu estou muito emocionada. Eu aprendi matemática desde os 4 anos fazendo pequenas contas e desde criança sempre gostei. Ai fui me desenvolvimento mais e cheguei até a jornada. Estou muito feliz”, disse Lívia.
      Já Ettore comentou que quando começou a aprender matemática achava difícil. “No começo foi complicado, mas depois peguei gosto. Se eu tivesse ficado em 3º, 4º lugar estaria tudo bem, o importante é tentar e participar”, contou o aluno.
      A Jornada de Matemática segue o modelo de uma competição, envolvendo alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. O material de apoio oportuniza o desenvolvimento de atividades, que visam a construção da habilidade em relação a resolução de problemas e estratégias de cálculos (cálculo mental e escrito, exato e aproximado).
      O objetivo do projeto é estimular o estudante a perceber seu potencial na área; criar, na sala de aula, um conteúdo favorável à aprendizagem das diversas modalidades de cálculos e resoluções de problemas; oportunizar o desenvolvimento de diferentes estratégias, por meio do uso de metodologias diferenciadas, atividades lúdicas e desafiadores; garantir o trabalho com a recuperação continua, além da consolidação e ampliação dos conhecimentos dos estudantes dos 5º anos.
      Carina Aparecida Brito, professora de matemática da escola vencedora, disse que projetos assim são extremamente importantes para a aprendizagem dos alunos. “Estou muito feliz e orgulhosa. É o resultado de muito trabalho. Projetos como a “Jornada de Matemática” são maravilhosos e realmente desenvolvem as crianças. Nossa dupla ganhou, porém é um trabalho de toda uma equipe. A matemática é uma matéria fundamental e esse projeto é capaz de desenvolver muito os alunos. Acredito que eles vão sair daqui muito melhores, com muita bagagem para o futuro”, finalizou.

Guarda Civil intensifica ações no Centro em horário especial do comércio

micro onibus Guarda Civil original
  
        A partir da próxima segunda-feira, 9, a Guarda Civil Municipal estará na área central de Franca para garantir ainda mais segurança à população, no horário estendido do comércio.
      Além das viaturas de patrulhamento, haverá uma unidade móvel, um micro-ônibus, na Praça Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, de segunda a sexta, das 9 às 22 horas, aos sábados, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 10 às 18 horas, até o dia 23 de dezembro. No dia 24, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas e após o Natal, 26, será das 12 às 18 horas.
      Um dos objetivos da unidade móvel da Guarda é ampliar o monitoramento e a segurança do local, que recebe milhares de pessoas por dia. O veículo dispõe de quatro câmeras de segurança externas, sendo uma com possibilidade de girar 360 graus para fazer a fiscalização de forma mais dinâmica. Com isso, os guardas têm uma visão ampliada do fluxo de pessoas e veículos transitando pelas proximidades.
      Além do micro-ônibus, haverá ainda as viaturas de apoio em rondas diárias pelas ruas das 9 às 22 horas, e as 56 câmeras da Central de Monitoramento por toda a cidade, que também auxiliarão no trabalho.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais