
O Procon Franca registrou, no primeiro trimestre deste ano, mais de 1.473 atendimentos. As cobranças indevidas de instituições financeiras lideram as reclamações, seguidas por serviços como água, luz, telefonia e venda de produtos.
Em janeiro, por exemplo, foram 526 atendimentos registrados. Deste total, 20% foram de cobranças indevidas. “O que mais chama a atenção é que a maioria destes atendimentos são prestados a pessoas acima de 60 anos. Elas são as que mais nos procuram para reclamar das cobranças que, geralmente, vem descontadas nas folhas de pagamento da aposentadoria ou pensão feitas por associações, sindicados e cooperativas que chegam a mais de 35 por mês. Recomendamos que os consumidores fiquem atentos, conferindo sempre os seus extratos e uma vez verificando o desconto, manter contato com o INSS ou requerer o bloqueio, bem como o cancelamento do desconto”, disse Valmir Della Motta, coordenador do Procon.
Rita de Cássia Marques de Souza acompanhou a mãe, que recebeu um desconto indevido e foi até a unidade buscar orientação. “A gente veio aqui solicitar os contratos que a gente precisa, porque a gente entrou contra o banco, já que eles fizeram um desconto indevido na aposentadoria dela por duas vezes”, disse.
Ela explicou que, sem a ajuda do Procon, ficariam perdidas. “É muito importante ter um órgão como este. Fomos muito bem atendidas”.
Somando os atendimentos de fevereiro e março foram quase 1 mil. A média por dia é 50 a 60 reclamações.
O coordenador do Procon alerta também que golpistas exploram muito estes grupos mais vulneráveis, geralmente, na faixa etária acima de 60 anos, promovendo contratações fraudulentas. “Por isso, recomendamos que as pessoas nunca forneçam seus dados e que, de preferência, estejam sempre acompanhadas de outra pessoa quando forem a uma instituição financeira”, disse.
Outras situações muito corriqueiras, segundo Della Motta, são de compras pela internet, tais como o não recebimento do produto, dentro do prazo e sites piratas. “A quantidade de itens disponíveis ao consumidor no comércio eletrônico é ilimitada, por isso as compras pela internet têm sido uma tendência mundial e irreversível. É importante que o consumidor conheça seus direitos antes de ir às compras pela internet. Ficar atento quanto à segurança ao digitar dados pessoais ou bancários também é muito importante. Busque sempre informações sobre o site e referências com amigos ou familiares”, completou.
O atendimento ao público do Procon é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-6573 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..