A Prefeitura de Franca lançou na última sexta feira, 3, um projeto que detalha dezenas de rotas turísticas na região. Os percursos já disponibilizados no site da Prefeitura, podem ser feitos de bicicleta, moto, a pé e de carro. São trajetos que cortam áreas rurais, vegetação nativa e belas paisagens, destinadas aos praticantes de esportes de aventura.
O projeto, idealizado pelo prefeito Alexandre Ferreira e estruturado pela Secretaria de Desenvolvimento, foi apresentado durante um encontro que reuniu o Aglomerado Urbano de Franca, representantes do Governo do Estado de São Paulo e o Comam (Consócio dos Municípios da Alta Mogiana), no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Durante o evento, representantes da cidade e região discutiram ações para o fortalecimento do turismo em Franca e demais cidades.
Participaram da reunião, o presidente do Aglomerado Urbano de Franca, o prefeito Alexandre Ferreira, o presidente do Comam e prefeito de Igarapava, José Ricardo Mattar, além do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, o coordenador da subsecretaria de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Gomes, Luciene Leita, representando a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, Fernando Rached Jorge, presidente da ACIF (Associação do Comércio e Industria de Franca) e o reitor da Uni-FACEF, professor Dr Alfredo José Machado Neto.
O prefeito Alexandre Ferreira, idealizador do Projeto 'Rotas Turísticas', disse que é preciso fortalecer o turismo na região. “Temos um potencial gigantesco em volta de nós. Fora que investindo no turismo, fortalecemos a economia regional. A novidade é que agora, no site da Prefeitura de Franca, temos catalogadas mais de 70 trilhas e a expectativa é ampliar isso em breve”, disse.
Entre as rotas turísticas cadastradas estão alguns pontos conhecidos dos atletas da região, como Morro dos Macacos, Point do Atleta, Angolinha, Angolona, entre outras. São trilhas que passam por várias cidades da região, como Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Rifaina e Jeriquara. Muitas destas trilhas cortam belas paisagens, morros, cachoeiras. O próximo passo, segundo o prefeito Alexandre Ferreira é catalogar em Franca e região, pontos religiosos, negócios, aventura, patrimônio, cultural, gastronômica, cervejas artesanais e café.
De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, a próxima etapa é a instalação de um escritório em Franca, onde representantes do Governo do Estado de São Paulo atuarão diretamente para estruturar o turismo na cidade e região, realizando reuniões com mais frequência.
Rotas Turísticas
Se você quer conhecer as rotas turísticas, basta entrar no site da Prefeitura pelo link (www.franca.sp.gov.br), acessar na barra superior a Secretaria de Desenvolvimento e clicar em Rotas Turísticas. Ai, é só escolher a rota e apontar a câmera do celular para o Qr code. Automaticamente, o percurso é aberto pelo aplicativo “strava”. Vale ressaltar que cada trilha apresenta uma breve descrição e nível de dificuldade. Algumas são recomendadas para as pessoas que já praticam esportes de aventura e têm preparo físico para realizar o percurso.