Está finalizado o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turístico – (PDDT), de Franca, entregue na manhã dessa sexta-feira durante audiência pública conduzida pelo Conselho Municipal de Turismo, no Parque Fernando Costa. Momento inédito na história da cidade, já que é a primeira vez que é feito um mapeamento de todo potencial, atrativos do município e rede de serviços do município.
O Plano Diretor de Turismo é um dos pré-requisitos exigidos pelo Governo do Estado para que a cidade se torne município de interesse turístico, reconhecimento que vai garantir investimentos em torno de R$ 600 mil reais por ano aos cofres públicos. O documento vai nortear as políticas públicas para o turismo pelos próximos anos, sendo de extrema importância para a cidade. Sem o Plano Diretor concluído não será possível pleitear o reconhecimento do Estado, de que nosso município tem potencial turístico.
Agora o próximo passo é fazer o encaminhamento oficial ao prefeito municipal Gílson de Souza, que deverá enviar para aprovação da Câmara Municipal, projeto de lei que institui o Plano Diretor de Turismo. O material é constituído por Inventário da Oferta Turística, Estudo da Demanda Turística, Diagnóstico, Prognóstico e Diretrizes para o Desenvolvimento Turístico.
O Plano Diretor de Turismo de Franca, foi elaborado pela equipe da Divisão de Turismo, e contou com o apoio técnico da MKTuris Consultoria, empresa sediada em Campinas cuja responsável é a Turismóloga Jéssica de Moraes Pereira.