O programa Bolsa Trabalho, lançado em agosto, deste ano, pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, disponibilizou para a população francana, 80 vagas para as pessoas acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiados, além da participação em cursos de capacitação profissional gratuitos, através da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 535,00, por um período de cinco meses, condicionado a frequência, desempenhando atividades de trabalho, nos órgãos públicos municipais por 4 horas diárias e 5 dias por semana.
A convocação dos 80 contemplados foi realizada no mês de setembro, onde compareceram, 50 pessoas para validarem o benefício.
A partir de segunda-feira, os beneficiados iniciarão as atividades de trabalho em várias secretarias municipais e dentre as funções exercidas, estão as de serviços gerais ou administrativas, escolhidas pelos próprios beneficiários, através do preenchimento de um formulário.
Em média, os beneficiários do programa apresentam a faixa etária entre 20 e 50 anos de idade e poderão, durante este período, acessar os cursos disponíveis pelo Estado.
O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos, em situação de vulnerabilidade social, além de conhecimento e especialização nas áreas de atuação de trabalho.