O curso prático e teórico de Meliponicultura, oferecido pela Prefeitura, segue com inscrições abertas na Secretaria de Desenvolvimento, com programação da aula inaugural para o dia 23. Gratuito e ministrado em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso tem o intuito de qualificar mão-de-obra e preparar os apicultores para a nova atividade, de maneira a utilizarem, adequadamente, todos os recursos disponíveis.
No conteúdo, o participante receberá orientações sobre a criação de abelhas, aspectos positivos do mel, a biologia das abelhas, quais as espécies mais recomendadas para a região, manejo e alimentação, colocação dos discos, reforço das colônias, multiplicação, produção de ninho isca, resgate e transferência dos enxames, entre outros cuidados. O participante também aprenderá como montar um Meliponário, conhecendo mais sobre os produtos, mel, própolis, pólen, processo de polinização e sua importância, colônia e aspectos gerais da educação ambiental e os inimigos naturais das abelhas.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 23, através do telefone 3724-7080. A aula inaugural, em que será estabelecido o cronograma das aulas, será no mesmo dia, a partir das 9h. As vagas são limitadas e, dependendo do número de inscritos, será composta uma lista de espera. Este será o 16° curso oferecido pela Prefeitura, nesses últimos anos.