Em um país em que cerca de 30% da população têm acima de 50 anos, as oportunidades de emprego para esta faixa etária ainda são restritas. Para mudar esta realidade, a Secretaria de Desenvolvimento, através dos Programas ‘Emprega Franca’ e ‘Caminho para o Emprego’ têm o curso 50+ de Informática. “Através deste curso, muitos alunos conseguem se recolocar no mercado de trabalho, justamente por ter este diferencial no currículo”, disse Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento.
Foi o caso de Ivan Francisco, 61 anos. Ele começou a fazer o curso de Informática na sala anexa ao prédio da Rodoviária e durante as aulas conseguiu emprego. “Eu já sou aposentado e trabalhei a vida toda no setor calçadista. Não tinha quase nenhum conhecimento de informática. Quando fiquei sabendo do curso me inscrevi e fui chamado para uma vaga no Sesc. Estou muito feliz, porque consegui me recolocar no mercado de trabalho, mesmo depois dos 60 anos e o conhecimento de informática foi o diferencial”, disse.
Desde o início do ano, os Programas ‘Emprega Franca’ e o ‘Caminho para o Emprego’ oferecem a capacitação, onde quatro turmas já se formaram, cerca de 30 pessoas. Destas, pelo menos, 7 conseguiram se recolocar no mercado de trabalho.
De acordo com Karla de Paula, para o ano que vem tem novidades e a possibilidade de ampliar as turmas. “Todos que fizeram o curso de informática básica automaticamente serão chamados para os próximos cursos, uma forma de dar continuidade. Por isso, estamos estudando a ampliação, inclusive com mais pólos, como, por exemplo, na Fatec”, disse.