Com o registro estimado de 5 mil visitantes apenas no estande turístico ‘Descubra Franca’, durante a recente edição da Couromoda (Feira Internacional de Artefatos e Calçados em São Paulo, a secretaria municipal de Desenvolvimento já trabalha no sentido de projetar essa iniciativa em outros espaços e ambientes parecidos. Um dos próximos pode ser a participação na Francal – Feira Internacional de Couros e Componentes, no meio do ano, para a qual os primeiros entendimentos foram iniciados pela secretária Flávia Lancha.
Ao levar para este estande alguns ícones de identificação da cidade, como o Calçado, o Café, o Basquete e os Diamantes e junto distribuir um guia contendo informações gerais sobre a cidade, além de uma cesta de brindes, a Prefeitura conseguiu plenamente os objetivos que tinha, de atrair pessoas de outros centros e divulgar seus potenciais. A secretária Flávia Lancha observa que passaram pelo estande pessoas de negócios de diferentes regiões do País e até do exterior, o que oferece boas perspectivas a médio prazo.
A partir dessa experiência exitosa em todos os seus aspectos, seguindo a orientação do prefeito Gílson de Souza, a secretaria de Desenvolvimento pretende na medida do possível, ampliar o espaço e estar fortalecendo a marca ‘Descubra Franca’, como instrumento de alavancagem do turismo regional, de negócios, tendo como referência o negócio calçado e a capacitação de pessoas com propriedade rurais, que poderão criar ambientes acolhedores e oferece-los como opções de pousada e alimentação típica.
Para complementar esse trabalho, a secretaria de Desenvolvimento iniciou o ano passado e formou uma primeira turma do Curso de Turismo Rural e está com inscrições abertas para novo grupo. Está também, realizando junto com uma empresa contratada, mediante chamamento público, um inventário turístico, que está consistindo em visitas, entrevistas com pessoas residentes nos arredores da cidade com ambientes favoráveis ao turismo e com interesse em investirem neste segmento.