O Emprega Franca, programa da Secretaria de Desenvolvimento, que encaminha pessoas para o mercado de trabalho, tem registrado números positivos em suas ações. De janeiro até a semana passada, 6.788 currículos foram encaminhados para vagas de emprego cadastradas no site da Prefeitura e mais de 250 pessoas foram contratadas, por meio do projeto.
Dos 6.788 currículos cadastrados, 2.395 são para área de produção, enquanto 2.325 foram para o segmento administrativo. Os 2.068 restantes são para os outros setores, sendo comérico, serviços, dentre outros. Dados da Secretaria de Desenvolvimento apontam que, de janeiro a abril, as empresas procuraram o Emprega Franca e registraram uma média de 144 vagas mensais.
A respeito das oportunidades mais procuradas, as vagas que mais despertaram interesse, em abril, foram para recepcionista, vendedores, auxiliar de serviços gerais e vagas relacionadas à contabilidade. Em contrapartida, auxiliar de cozinha, faxineiro e doméstica tiveram menor procura.
O Emprega Franca funciona em prédio anexo ao Terminal Rodoviário de Franca, no Residencial Baldassari. Lá, também estão localizados o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo), voltado para pessoas com deficiência. Este projeto, feito em conjunto pela Prefeitura de Franca e o Governo do Estado de São Paulo, já realizou 40 atendimentos de janeiro até agora. Desses, seis pessoas foram indicadas às vagas disponíveis e, destas, quatro foram inseridas no mercado de trabalho.
Cursos
A Secretaria de Desenvolvimento também oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou mudar de área. O 'Caminho para o Emprego' capacitou 1.195 pessoas de janeiro a abril. A maior parte do público é feminino, com faixa etária entre 26 e 35 anos.
Interessados em fazer os cursos do 'Caminho para o Emprego' podem conferir a lista e fazer inscrições, através do link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/.