Cerca de 60 profissionais de Recursos Humanos, representantes de diversas empresas instaladas na cidade, dos vários segmentos e de outras instituições que foram convidadas a participar, estarão na manhã desta quinta-feira, fechando a programação do Encontro Municipal ‘Eu Sei Fazer’, idealizado pela Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, voltado para pessoas com 50 anos ou mais.
Os dois primeiros dias foram de intensa participação, com muitas trocas de experiências, que serviram para elevar a autoestima de cidadãos e cidadãs, que estão fora do mercado de trabalho.
Uma das propostas da Secretaria de Desenvolvimento, era de reunir esse público e mostrar a ele, como podem ser atuantes, usando o fator experiência aliado ao comprometimento, abrindo novos horizontes. Professoras, pedreiro, auxiliar administrativo, secretária de escola, dona de casa que já foi pasteleira, lojista, vendedora de marmitex, enfermeiro, são alguns dos personagens que passaram por esse ciclo de aprendizado e confessaram ter saído transformados.
Luciana Martins de Oliveira, Benedito Cipriano, Maria das Graças Silva, Donizete Marques, Fabiana Cristina, entre outras, compareceram nos dois dias de treinamento e disseram que as palestras serviram para despertá-las para um novo momento em suas vidas.
Fabiana Cristina, 50 anos, sonha em retomar os estudos, fazer uma faculdade e aproveitar aquilo que sabe, pois segundo ela tem muito a aprender e também a ensinar com experiência de vida. Cipriano, por sua vez, a partir de uma necessidade familiar, começou a cuidar de doentes, se identificou com a causa e a partir do que ouviu, quer aprimorar seus conhecimentos para cuidar melhor das pessoas quando for chamado.
Nesta quarta-feira, os presentes puderam conhecer, serviços e projetos mantidos pelo município, nas tendas instaladas junto ao parque, do Fussol, Senac e Sebrae, recebendo informações gerais sobre a elaboração de currículos. Participaram também, de uma ação focada na auto ajuda, conduzida pela educadora física Flávia Mildres, tendo como pressuposto se manter em movimento, com um passeio pelo Parque Fernando Costa, com um olhar de observação diferente, procurando ver o que não está visível. Todos participaram ativamente e segundo ela, estar em movimento é sinal de vida, de saúde, bem-estar, físico e mental.
Encontro com os RHs
A Secretaria de Desenvolvimento quer estreitar as relações com as empresas e os responsáveis pelas contratações, os gerentes e encarregados de Recursos Humanos de empresas. Apresentando a eles, a quantidade de nomes e pessoas comprometidas e que desejam uma nova oportunidade, muitas delas com qualificações e habilidades profissionais, porém estavam escondidas em seus lares.
Esse grupo de profissionais de Recursos Humanos em Franca é composto por centenas de pessoas, que têm por hábito trocar saberes em encontros mensais. Sabendo disso e tendo em vista, o ciclo de encontros voltado a esse público com 50 anos ou mais, a Secretaria de Desenvolvimento solicitou que a reunião fosse feita no Parque Fernando Costa, com eles e outros convidados.
Com isso, um dos objetivos é auxiliar na empregabilidade e recolocação dessas pessoas no mercado, dentro das possibilidades e interesses de cada uma. O evento nesta quinta-feira, a exemplo dos dias anteriores, começa às 8h e vai até por volta das 11h, no auditório do Parque Fernando Costa.