A Semana Exporta Franca atingiu os seus objetivos. A avaliação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento que informou que o evento possibilitou um conjunto de informações importantes para os três tipos de públicos diretamente envolvidos, os representantes de empresas que nunca exportaram, que exportaram eventualmente e àquelas que já estão consolidadas no mercado.
Foram quatro dias de conteúdos teóricos e práticos, versando sobre a temática exportação, sendo os dois primeiros de forma presencial, no auditório do SENAI e os dois dias seguintes, on-line, com a transmissão de palestras ao vivo, através de plataforma Zoom, propiciada pelo Sebrae.
A Semana Exporta Franca foi uma realização conjunta promovida pela Prefeitura de Franca, Sebrae e ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com apoio institucional do Banco do Brasil e dos Correios, voltada para quem tem planos de começar a exportar e não conhece os trâmites, para empresas que vendem, esporadicamente, para fora do país, para quem já exporta e busca novas ferramentas para expandir os seus negócios.
A estruturação da programação foi balizada em informações de dados econômicos e de volumes de exportação do munícipio, abrangeu também, comportamentos empresariais, inteligência de mercado com ferramentas comerciais e de prospecção destes, e por fim, oportunidades de negócios e apresentação de escritórios internacionais para apoio as empresas.
Dentre os participantes estavam empresas calçadistas e do setor do café, o que demonstra um equilíbrio entre esses dois segmentos que dão base a economia local. Os demais foram distribuídos entre prestadores de serviços, componentes, entre outros.
Para que esses resultados fossem alcançados, os organizadores contaram com as presenças de importantes parceiros palestrantes, a quem externaram seus agradecimentos pela disponibilidade, aliado ao rico volume de informações sobre economia, mercado internacional e outros temas que compartilharam. As palestras foram ministradas por representantes do Sebrae, Departamento de Negócios Internacionais da ACIF, Instituto Cidade do Calçado, AMSC (Alta Mogiana Specialty Coffees), COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), ABICALÇADOS (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), CECAFE (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), APEX BRASIL, Agência M&C, Consulado Americano, InvestSP e Secretaria de Desenvolvimento.
Rodada de Negócios
O Programa Exporta Franca está integrado a Trilha de Internacionalização, voltado ao fomento da exportações, que começou com um pré-lançamento realizado nos dias 13 e 14 de julho, e tem seu término programado com a realização da Rodada de Negócios Internacional, em novembro deste ano, a FBR (Franca Business Round).
O objetivo dos agentes envolvidos na estruturação desta Trilha de Internacionalização é o de propiciar as empresas, um volume de informações enriquecedoras sobre o Mercado Externo.
Nesse sentido é que o Exporta Franca superou as expectativas, durante os quatro dias, com o envolvimento e informações estratégicas transmitidas, além de alguns canais para complemento de orientações, como o Investe -SP, APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) e PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação, oferecido pela Apex), tudo gratuito, além do próprio Departamento de Negócios Internacionais da ACIF, do Sindicato da Indústria, entre outros.
A iniciativa tem o intuito de sensibilizar os empresários que nunca exportaram, que estão na rota comercial, que essa pode ser uma saída para ampliar os seus negócios, tanto em volume, quanto em margem de lucro. E, para quem exporta, aprimorar ainda mais esta rota comercial. Bem como, apresentar a possibilidade de entidades/instituições/associações, que possam dar suporte para tornar esta rota comercial mais acessível.