Um levantamento divulgado pela Revista Veja, desenvolvido pela consultora Macroplan, trouxe Franca como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver. A lista, feita com base no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal), aponta os 100 maiores municípios do país com mais de 270 mil habitantes.
Comparando os índices com os registrados no ano passado, Franca subiu seis posições, ficando atrás somente de Maringá (PR). O relatório da Macroplan traz 15 indicadores nas áreas de serviços públicos, como educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.
O prefeito Alexandre Ferreira comentou a importância deste levantamento e o salto que Franca deu no ranking. "É importante para a gente poder entender a qualidade de vida daqui de Franca e mostra que estamos realmente no caminho certo, com uma cidade pronta para um futuro muito melhor", disse.
Dentre os índices, está a educação. Franca alcançou 7 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I na rede pública em 2023, ficando na quarta melhor posição. Já no Ensino Fundamental II obteve 5,6 pontos, alcançando o terceiro lugar.
O levantamento da Macroplan também considerou a taxa de matrículas em creches. De 2010 para 2023, houve variação correspondente a 126,8% de crescimento. Nas pré-escolas (4 e 5 anos), Franca teve 100% de estimativa de atendimento.
A cidade também foi destaque na saúde, ao considerar os índices de mortalidade infantil, cobertura das equipes de atenção básica, nascidos vivos com sete ou mais consultas Pré-Natal e taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis.