Em cerimônia programada para a manhã dessa quarta-feira, 4, o prefeito Gílson de Souza recebe em seu gabinete, autoridades religiosas e lideranças políticas locais e da região, para celebrar a institucionalização do Caminho da Fé, com partida da cidade e cumprindo um roteiro regional até chegar em Aparecida do Norte. Na ocasião o prefeito assina o ato oficializando esse roteiro, um anseio antigo da comunidade católica e que terá com seu ponto de partida a praça da Igreja da Capelinha (Nossa Senhora Aparecida), no bairro de Santo Agostinho.
A consolidação da rota de peregrinação partindo de Franca, até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do País, é a consumação de um trabalho persistente conduzido pela Divisão de Turismo do município, que envolveu diversas reuniões com Prefeituras, aprovações de projetos, definição dos percursos e marcos de visualização e identificação.
Esse percurso que começará em Franca terá 590 quilômetros até o Santuário Nacional, no Vale do Paraíba, com a observância de que é um dos mais longos. Com previsão de saída da Capelinha o percurso envolverá passagens por Patrocínio Paulista (SP), Itirapuã (SP), São Tomás de Aquino (MG), São Sebastião do Paraíso (MG), Itamoji (MG), Monte Santo de Minas (MG) e Arceburgo (MG), dali se interligando a rota já existente envolvendo diversos outros municípios até Aparecida do Norte.
Prestes a completar sua ‘maioridade’, ou seja os 18 anos, a rota de peregrinação ‘Caminho da Fé’ foi criada em2003, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Em suas origens a iniciativa teve como objetivo integrar as comunidades e oferecer estrutura de apoio aos participantes nos respectivos trajetos. Desde o seu início, milhares de fiéis participam desses passeios contemplando à natureza, refletindo e buscando novos conhecimentos.